Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Dicas de cuidados com o corpo e a mente, na reta final para o ENEM

por Larissa Macena

A primeira parte do exame acontece neste domingo (05)

Foto: Agência Brasil

Nos dias 05 e 12 de novembro será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem). Desde 2017, a prova é realizada em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, os participantes fazem as questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No segundo domingo, de Ciências da Natureza e Matemática.

Esses dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser de muita tensão e nervosismo para os candidatos. Mas alguns hábitos podem ser adotados para que a ansiedade não atrapalhe o seu desempenho.

A primeira dica é evitar estudos intensos na véspera da prova. “O que eles tinham que ter de aprendizado já deve ter ocorrido, então na última semana a revisão deve ser de forma mais tranquila e sem pressão”, orienta a coordenadora de convivência ética do Colégio Sigma, de Brasília, Paula Cavalcante.

Ler um livro, assistir a um filme, dar uma caminhada e estar com a família e com amigos são boas opções para passar esse tempo. As atividades físicas podem ser uma válvula de escape para a ansiedade, mas também devem ser praticadas com moderação, para evitar lesões, diz a professora.

A alimentação na véspera e no dia da prova também merece atenção. A dica é manter uma alimentação leve e evitar alimentos que façam mal ao trato digestivo. “A véspera do Enem não é dia de comer coisas diferentes”, aconselha a orientadora educacional e psicopedagoga do colégio Mopi, do Rio de Janeiro, Adriana Ferreira.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.

Ansiedade

Em um momento importante e decisivo como este, a ansiedade é natural, mas deve ser controlada para não atrapalhar o desempenho dos candidatos. “Quanto melhor estiverem emocionalmente, melhores serão os resultados”, diz Paula Cavalcante. Segundo ela, descansar a mente é extremamente importante neste momento e quem já tem o hábito de fazer meditação ou respiração guiada pode lançar mão desses recursos antes e durante a prova.

Para o momento da prova, a principal orientação da professora Adriana é beber água.  “Estudante hidratado consegue pensar melhor”. Ela também aconselha o aluno a levar algum alimento que seja fonte de caloria e também de prazer, como um chocolate por exemplo.

Caso o estudante perceba que o nervosismo está atrapalhando, é indicado beber água e dar uma pausa para respirar. “Oxigene seu cérebro, isso não é perda de tempo, é ganho, pois se entrar em uma crise de ansiedade, não vai conseguir resolver as questões”, afirma Adriana.

Dicas para driblar a ansiedade

Antes da prova:

  • Manter alimentação leve, evitando comidas diferentes do habitual
  • Fazer atividades físicas leves
  • Assistir a um filme, ler um livro, fazer uma caminhada
  • Conversar com a família e amigos
  • Não fazer estudos intensos
  • Se sentir necessidade, revisar anotações e mapas mentais

Na hora da prova:

  • Beber água
  • Levar um lanche leve e saboroso
  • Se ficar nervoso ou ansioso, fazer uma pausa para ir ao banheiro
  • Fazer respiração consciente

Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é composto por dois cadernos de questões, no primeiro dia, além das questões objetivas de múltipla escolha, há também a redação. Em cada ano, um tema diferente é abordado, com temáticas de ordem social, científica, cultural ou política. 

Os estudantes precisam desenvolver na redação, um texto dissertativo-argumentativo. No texto devem defender um ponto de vista – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Além disso, de precisarem elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

O texto produzido é avaliado por, pelo menos, dois professores graduados em letras ou linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Essa é a única prova que tem uma nota de zero a mil, caso tire zero, o candidato é eliminado.

A cada ano, ao longo da história do Enem, o exame teve pelo menos dois temas de redação, um cobrado na aplicação regular e outro no Enem voltado para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o chamado Enem PPL, aplicado em data posterior ao exame regular. Também fazem essa prova os estudantes que foram prejudicados por questões logísticas no dia do Enem regular.

Todas as provas e os gabaritos do Enem estão disponíveis na página no Inep.

Cartão de confirmação

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem, a partir da terça-feira (24), obter o Cartão de Confirmação, documento onde constam número de inscrição, data, hora e local das provas. O cartão informa, também, sobre eventuais necessidades de atendimento especializado.

O acesso deve ser feito na Página do Participante, por meio de login único da plataforma gov.br. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. “Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em ‘Avançar’. Em seguida, selecione a opção ‘Esqueci minha senha’”, informou o instituto.

A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h, nos dois domingos. O início da avaliação está marcado para as 13h30 nos dois dias, mas o horário de término é diferente: no dia 05, as provas terminam às 19h e no dia 12, às 18h30.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais