Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Raquel Teixeira é a nova Secretária da Educação no Governo Leite

por Larissa Macena de Oliveira

Professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, natural de Goiânia, assume a nova Secretária de Educação do Rio Grande do Sul.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, natural de Goiânia, assume oficialmente a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Antes de aceitar o convite para assumir a pasta, Raquel atuava como Coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de São Paulo no Governo do Estado de São Paulo.

“Sabemos da grande capacidade dos professores e estudantes da rede pública do Rio Grande do Sul. Aceitamos este desafio com entusiasmo para que possamos contribuir na retomada do protagonismo da educação gaúcha em nível nacional”, aponta.

O retorno seguro às aulas é um tema prioritário, para a nova Secretária. A aplicação dos protocolos sanitários, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas instituições de ensino e acolhimento socioemocional, estão entre as principais ações a serem executadas.

Ainda, serão reforçados os mecanismos de Busca Ativa dos estudantes que perderam seus vínculos com a escola, de modo a restabelecer o contato pedagógico junto às instituições de ensino. Uma avaliação diagnóstica para analisar o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos, realizada ao lado dos coordenadores regionais de educação e equipes diretivas das instituições de ensino, permitirá discutir as melhores iniciativas para mitigar os efeitos negativos de um longo período sem as aulas presenciais.

Outro desafio destacado por Raquel Teixeira será organizar o ciclo de aprendizagem de dois anos em um, resgatando as habilidades essenciais que deveriam ter sido aprendidas em 2020 e que serão trabalhadas junto com as de 2021.

“Estou bastante consciente das adversidades e tenho clareza do apoio do governo do Estado, dos parlamentares, das autoridades educacionais e principalmente da equipe técnica da Secretaria da Educação e dos professores, altamente qualificados. Com esse conjunto, só precisamos organizar para funcionarmos como uma orquestra, cada um cumprindo seu papel, em benefício de crianças e jovens que constituirão o futuro. A educação é direito deles para uma vida melhor, e isso afeta as famílias, a comunidade e o país como um todo. Estou aqui para, sob sua liderança, trabalhar pelo bem das crianças e dos jovens gaúchos”, garantiu Raquel.

 

Currículo

Com uma extensa carreira de serviços prestados na área da educação, Raquel Teixeira tem doutorado em Linguística pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), graduação em Letras e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília. Também tem especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e estágio pós-doutoral em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris.

É membro fundadora e integrante do Comitê Técnico do Todos pela Educação e integrante da Academia Feminina de Letras de Goiás.

Nos últimos 20 anos, foi secretária da Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Também integrou o Conselho Nacional de Educação e cumpriu dois mandatos como deputada federal.

Em 2017, durante a gestão como secretária da Educação, Goiás foi o único Estado a bater todas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais