Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Provas do Processo Seletivo de estudantes do IFRS ocorrem no domingo (03)

por Alessandra Bernardi

Para os cursos de ensino médio com o técnico integrado, as provas serão no turno da manhã. Já para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e os superiores de graduação, serão à tarde

IFRS Campus Veranópolis
Foto: Dirceu Tedesco | Tua Rádio Veranense

O exame de seleção para os candidatos inscritos no Processo Seletivo de estudantes 2024/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) será realizado neste domingo (03), em 16 municípios gaúchos incluindo Veranópolis.

Para os cursos de ensino médio com o técnico integrado, as provas serão no turno da manhã. Já para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e os superiores de graduação, serão à tarde. 

Os locais e endereços de onde serão feitas as provas podem ser conferidos no site de ingresso, por campus, buscando pelo nome do candidato na lista.

Para os cursos de ensino médio integrado ao técnico, a prova terá duração de três horas, com início às 8h30min, mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 7h30min, levando o seu documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos às 7h45min.

O exame será constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada uma das seguintes áreas: Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; e Língua Portuguesa.

Serão eliminados do exame de seleção, automaticamente, os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas.

A prova será realizada para ingresso nos campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria e Veranópolis.

 Para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio a  prova terá duração de 3h30min, com  início às 14h, mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 13h, portando o seu documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar a aglomeração, os portões serão abertos às 13h15min.

O exame será constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada área: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologia; e Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas serão eliminados do exame de seleção.

Já para os cursos superiores de graduação, a prova tem duração de 4h30min, com  início às 14h, mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 13h, com o seu documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos às 13h15min. 

O exame será constituído por uma prova de Redação e uma prova objetiva com 45  questões de cada área: Matemática e suas Tecnologias – 10 questões; Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 10 questões; Ciências Humanas e suas Tecnologias – 10 questões; e Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – 15 questões.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 45 ou zerarem a prova de redação serão eliminados. Critérios que zeram automaticamente a redação: gênero textual diferente do solicitado e fugir do tema proposto.

 

Orientações importantes:

  • Chegue com antecedência, 1h antes do início do exame;
  • Saída da sala sem retorno: somente será permitida a partir de 1h após o início da prova;
  • Leve o seu documento de identificação com foto;
  • Leve caneta esferográfica azul ou preta;
  • Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos;
  • Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, gravadores ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares;
  • Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado;
  • Água: é permitido levar uma garrafa de água para consumo;
  • Alimentos: não será permitido o consumo na sala de prova. Com o acompanhamento de um fiscal, o candidato poderá consumir alimento fora da sala.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais