Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Equipe do Colégio Nossa Senhora Aparecida, de Nova Prata, vence o 6º Rally Científico e Tecnológico da UCS

por Davi Trintinaglia

O segundo lugar ficou com a Escola São Rafael e o terceiro lugar foi para a Escola Antônio Avelino Boff

Foto: Imprensa/UCS

O 6º Rally Científico e Tecnológico, atividade promovida pela UCS e integrante do Projeto Engenheiro do Futuro (ENGFUT), foi realizado no sábado, 30 de maio, na Cidade Universitária, em Caxias do Sul. Nesta edição, participaram 34 escolas de Ensino Médio de oito cidades da região.

A equipe vencedora ganhou um kit multimídia e as três melhores equipes receberam troféus e medalhas. Quem levou o primeiro lugar na competição foi a equipe de alunos de Nova Prata, do Colégio Nossa Senhora Aparecida. Para o capitão da equipe ganhadora, João Pedro Verardo Benedetti, o trabalho foi realizado em conjunto no Rally. “Quem não veio também colaborou, mobilizamos a escola e a comunidade para arrecadação de materiais para a competição. Além disso, cada um possui habilidades diferentes”, disse Benedetti, ressaltando a união entre o grupo.

A Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, de Flores da Cunha, conquistou o segundo lugar na competição deste ano. Já a terceira colocação no Rally ficou com a Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Avelino Boff, de Fazenda Souza. Um dos coordenadores do Rally Científico, professor José Arthur Martins, avalia a competição: “este foi o melhor Rally que já realizamos. É uma perspectiva diferente de tratar os estudantes do Ensino Médio”.

Entre as tarefas, eles precisavam decorar os QGs, realizar o controle de água e preparo de gel iônico, tarefas que envolviam conhecimentos da língua inglesa, atividades de tradução de texto, criação de poema e sinopse de filme, transcrição de documento histórico dentro do novo acordo ortográfico, entre outras atividades.

Já os 34 professores, que acompanharam as escolas de Ensino Médio participantes da competição, puderam fazer parte do 1° Rally Científico de Professores. A atividade principal consistiu na construção de um aqueduto.

Com a participação de 340 alunos, o 6º Rally Científico e Tecnológico iniciou às 7h e se encerrou com a premiação às 18h. A novidade ficou por conta das diversas áreas do conhecimento envolvidas nas tarefas da competição. Além de tarefas práticas e teóricas nas áreas da Ciência e das Tecnologias, os estudantes foram desafiados também nas áreas das Ciências Humanas, Sociais, Informática, Saúde e Natureza. Também houve tarefas de cunho cultural e recreativo.

O projeto tem envolvido várias escolas da região da Serra Gaúcha em diferentes atividades desde 2009. Além disso, tem contado com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais