Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

UCS abre semestre letivo com ampliação das formas de ingresso na graduação

por Marco Aurélio Santana

A partir desse semestre Universidade conta com processo seletivo contínuo para os cursos de graduação. Alinhado à identidade comunitária da Instituição, sistema facilita acesso ao Ensino Superior.

Reencontre, reconecte, recomece. Com essa proposta a Universidade de Caxias do Sul formaliza nesta sexta-feira, 1º de março, o início do primeiro semestre letivo de 2019 para os cursos de graduação presenciais – bacharelados, licenciaturas e tecnologias (UCSTec) – em todas as unidades universitárias – no Campus-Sede e Campus 8, em Caxias do Sul, e nos campi em Bento Gonçalves, Farroupilha, Vacaria, São Sebastião do Caí, Canela, Guaporé e Nova Prata. A data também marca o retorno dos alunos das atividades do Programa UCS Sênior, dos cursos de pós-graduação (especializações e MBAs) e de extensão. As aulas da graduação a distância pelo programa EaD-UCS começaram em 25 de fevereiro. O programa UCS Línguas Estrangeiras retorna às aulas do semestre regular partir de 8 de março.

Estude na UCS

Novidade deste início de semestre é o lançamento do processo seletivo contínuo para os cursos de graduação da Universidade. A flexibilização dos processos permite o ingresso em diferentes períodos do ciclo letivo, facilitando o acesso ao Ensino Superior para cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia UCSTec, nas modalidades presencial e a distância (os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia mantêm o vestibular regular, com possibilidade de entrada semestral). O conceito ainda permite, de forma contínua, o processo de transferências e o ingresso extravestibular.

O processo seletivo contínuo se dá mediante aproveitamento da nota da redação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (de 2013 a 2018) ou em vestibulares da UCS (de 2014 a 2019), permitindo o ingresso semanal; ou via realização de uma prova de redação, que possibilita o ingresso mensal. Confira requisitos e edital no site ucs.br/estudenaucs, que também recebe as inscrições.

A mudança alinha-se à identidade da UCS como Instituição de Ensino Superior comunitária, comprometida com o desenvolvimento regional. Amplia as possibilidades para que as pessoas efetivem suas formações na maior e melhor infraestrutura de Ensino Superior da região, uma Universidade reconhecida nacionalmente, com professores titulados, dedicação à pesquisa, uso de metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias inovadoras, e preocupada com um projeto de formação profissional conectado ao projeto de vida de cada acadêmico.

Preparação

O planejamento para o início semestre se intensificou na UCS com atividades de formação para docentes que ocorreram ao longo da última semana, entre 18 e 22 de fevereiro. Ainda, encontros com a reitoria, no dia 25 de fevereiro, promoveram alinhamento para o início do período letivo a funcionários e professores, que também participam de reuniões específicas, por área do conhecimento.

Presente com campi em oito municípios da região, além de unidades de apoio em Flores da Cunha (com a Escola de Gastronomia), em São Marcos (com a unidade de formação continuada) e em Bom Princípio (com o Instituto de Materiais Cerâmicos), a UCS permanece atenta às necessidades da comunidade e conectada ao universo do trabalho, oferecendo 80 cursos de graduação com 160 opções de ingresso, nas modalidades presencial e a distância. Aos 52 anos, segue apresentando soluções para os desafios apontados pelo futuro, a exemplo da oferta dos cursos superiores de tecnologiaUCSTec para as unidades universitárias e da ampliação da atuação em educação a distância pelo programaEaD-UCS, além da possibilidade de uma formação continuada a seus alunos a partir de especializações – pós-graduações e MBAs –, mestrados e doutorados. Com currículos flexíveis, fundamentados nas metodologias ativas de aprendizagem, e a pesquisa como princípio educativo, as formações da UCS se dão em uma infraestrutura de excelência, e incentivam o empreendedorismo e a inovação.

UCS Línguas Estrangeiras

O programa UCS Línguas Estrangeiras recebe até 7 de março inscrições para as formações regulares em Alemão, Chinês, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Russo, no Campus-Sede, em Caxias do Sul. Nas demais unidades universitárias da UCS – em Vacaria, Bento Gonçalves, Canela, Guaporé, São Sebastião do Caí, Farroupilha e Nova Prata, é ofertado o curso de Inglês. Destinados a quem busca um aprendizado contínuo da língua, os cursos são divididos nos níveis básico, intermediário e avançado. O UCS Línguas Estrangeiras ainda oferece formações na modalidade deextensão e conta com um Programa de Português para Estrangeiros, que promove atividades de imersão e vivência da língua com ensino e projetos culturais-acadêmicos. Saiba mais no site www.ucs.br.

Especialização e MBA

Também integram a oferta da UCS diversos cursos de especialização e MBA nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias e Saúde. Saiba mais sobre os cursos de pós-graduação pelo site www.ucs.br, no link Ensino.

Extensão

As inscrições também estão abertas para diversos cursos de extensão, que visam socializar o conhecimento produzido na Universidade, ampliar o diálogo com a própria comunidade universitária e a sociedade. Oferecidas no Campus-Sede e nas unidades universitárias na região, as formações se estendem às seguintes áreas: Administração e Negócios; Artes, Arquitetura e Design; Ciências Agrárias e Biológicas; Ciências Econômicas e Contábeis; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Humanas; Ciências Jurídicas; Ciências da Saúde; Comunicação Social; Hospitalidade e Gastronomia; Informática; Letras e Linguística. Saiba mais pelo site www.ucs.br, na aba Ensino > Extensão.

UCS Sênior

Até o dia 8 de março é possível se inscrever nas atividades do Programa UCS Sênior, com enfoque principal na Educação e Longevidade, voltado a pessoas a partir dos 50 anos. A programação de atividades nas áreas de Envelhecimento Ativo, Linguagens e Filosofia de Vida se estende, para além do Campus-Sede, em Caxias do Sul, às cidades de Farroupilha, São Sebastião do Caí, Canela, Vacaria, São Marcos e Bento Gonçalves. As matrículas são presenciais – no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul, na Central de Atendimento, e nas secretarias das demais unidades universitárias. Informe-se sobre as atividades ofertadas na região em www.ucs.br, na aba Extensão > Programa UCS Sênior.

Bolsas de Graduação Presencial e EaD

A partir deste semestre letivo, dois novos programas de bolsas passam a vigorar, ambas para os cursos de graduação, nas modalidades presencial e EaD. Para o ensino presencial está prevista a concessão de 61 bolsas por ano, com desconto de até 100%, válido por dois semestres. Já na modalidade EaD serão concedidas 51 bolsas, também pelo período de um ano e com desconto de até 100%. Os editais que regulamentam o funcionamento de ambos benefícios podem ser acessados pelo endereço www.ucs.br, a partir da aba Ensino > Graduação, selecionando-se a modalidade ('Presenciais' ou 'EAD').

Programas e ações voltados aos alunos

A UCS conta com programas e ações para apoiar os estudantes em suas trajetórias acadêmicas, tornando sua permanência na UCS mais segura e produtiva. Entre eles estão: Seguro Educacional; Desconto-Família; Crédito Educativo - CredIES UCS; Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES; Programa Universidade para Todos – ProUni; UCS Carreiras, com possibilidades de estágio curricular obrigatório e não obrigatório; Serviço Voluntário; e ações que favorecem a inclusão e integração dos acadêmicos, como o Programa de Integração e Mediação do Acadêmico (PIMA) e o Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA). Saiba mais sobre as possibilidades.

Fonte: Área de Imprensa e Mídias Digitais

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais