Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

"O contato e a mediação do professor é extremamente necessária”, diz secretária sobre o retorno de aulas presenciais

por Cida Cardoso Valna
Foto: Ana Júlia Griguol | Tua Rádio Veranense

A pandemia da covid-19 foi bem prejudicial para o mundo todo, inclusive para a educação. Exemplo disso é a queda do rendimento escolar dos estudantes e a evasão dos mesmos da sala de aula. Porém, pretende-se recuperar esse déficit ainda neste ano. A Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude de Veranópolis divulgou o calendário escolar para o retorno das atividades nas EMEI’s - Escolas Municipais de Educação Infantil, em 2022.

A partir desta quarta-feira, 02 de fevereiro, as escolas municipais de Veranópolis reiniciam o seu calendário escolar, com retorno dos profissionais para as escolas e formação com o professor Marcos Meier, na Casa da Cultura, das 08h ao meio dia. Já às 13 horas ocorre Formação para os professores das EMEI’S, com o Sistema Aprende Brasil, no auditório da ACIV. Para a Secretária de Educação Izabel Durli Menin a sensação de poder trazer um palestrante presencialmente para a formação de professores é muito boa e a expectativa para o retorno das crianças é alta.

“É importante que os pais saibam que nós vamos iniciar o ano letivo com a mesma sistemática do encerramento do ano passado. As determinações ainda valem, recebemos na última semana uma orientação do Conselho Nacional de Educação que reforça os hábitos e protocolos já adotados, como uso de máscara e higienização das mãos. Faremos também a substituição das máscaras cirúrgicas para professores e demais profissionais, de uso diário, pela PFF2 que é comprovadamente mais segura”, comenta.

Izabel ainda reforça que, pelo fato da pandemia não ter acabado, há a possibilidade de afastamento do modo presencial das turmas caso haja casos positivos por parte de alunos e/ou professores, para tal, ela pede que os pais tenham consciência de que em algum momento isso pode acontecer.

“Também é preciso entender, que a escola é um ambiente seguro. Pois os protocolos são respeitados As crianças também aprendem a se cuidar de forma individual para depois levar esses hábitos para a sua vida social. As crianças precisam da escola. Elas precisam para aprender a conviver em sociedade. Encerramos 2021 analisando e percebendo essa necessidade de ter essas crianças sob os nossos olhos, que o contato e a mediação do professor é extremamente necessária”, conclui.

Confira o calendário: 
 

Dia 02/02 - Retorno dos profissionais para as escolas, às 8 horas - Formação para todos os profissionais das EMEIs, com o professor Marcos Meier, na Casa da Cultura; às 13 horas – Formação para os professores das EMEI’S, com o Sistema Aprende Brasil, na ACIV.

De 02 a 04/02 - Realização de entrevistas com os pais conforme agendamento realizado na matrícula. Nesta semana também haverá organização das escolas e reuniões pedagógicas.

Dia 04/02, às 8 horas – Formação para Auxiliares e Monitores das EMEI’S, com o INCAPE, na ACIV.

Dia 07/02 - Retorno das crianças para as escolas (conforme orientações repassadas pelos professores na entrevista).

Já as reuniões de Pais, que normalmente acontecem todo início de ano, ainda não tem datas definidas e portanto serão informadas posteriormente.

Maiores informações com a SMED pelo telefone (54) 3441-7828.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais