Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Preços dos remédios devem subir quase 11%, aponta Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

por Cida Cardoso Valna
Foto: Arquivo Creative Commons/Arquivo Creative Commons

Os preços dos medicamentos no Brasil devem ser reajustados em 10,89%, a partir de quinta-feira (31), informou o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos). O percentual de reajuste é definido uma vez por ano pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão vinculado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Pela legislação em vigor, o reajuste anual dos valores dos remédios é definido considerando a inflação, além de outros indicadores do setor, como variação cambial, tarifas de eletricidade, variação de preços de insumo e custos de produção não captados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Através de nota, o sindicato afirmou que o reajuste não é automático nem imediato. “A grande concorrência entre as empresas do setor regula os preços: medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica [doença] são oferecidos no País por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda”, diz ainda o texto.

No ano passado, o reajuste autorizado foi de até 10,08% para os medicamentos, ante uma inflação de 4,52% no ano anterior. Por meio do CMED, o governo controla o reajuste dos preços dos medicamentos periodicamente, estabelecendo o aumento máximo que esses produtos podem atingir no mercado brasileiro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais