Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Desemprego no Brasil está abaixo do índice de países europeus

Agência Brasil

Taxa brasileira no mês de março é de 6,2%, menor do que a média de 11,3% na Europa

Foto: Divulgação

O desempenho da economia mundial está prejudicando a retomada do mercado de trabalho em vários países. A Zona do Euro segue em estagnação econômica e está com uma taxa média de desemprego de 11,3%, sendo de 12,7% na Itália e de 23,2% na Espanha. Em recuperação lenta, os Estados Unidos tem uma desocupação de 5,5%.

Nesse cenário, o Brasil ainda mantém taxas consideradas baixas, na comparação com o restante do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas atingiu 6,2% em março deste ano, ligeiramente acima dos 5,9% registrados em fevereiro último.

Os demais países dos Brics estão com tendências diferentes. China e Rússia encontram-se com taxas baixas de desemprego de 4,1% e de 5,9%, respectivamente. O índice sobe para 8,6% na economia da Índia. A situação está mais crítica no menor parceiro do grupo, a África do Sul, que tem 24,3% de desocupação.

No final do ano passado, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou uma avaliação dos países da América Latina e do Caribe. A região reduziu o desemprego no ano passado, de 6,5% para 6,2%. Os países do Mercosul fecharam com 5,5% em 2014, mas a taxa deve subir neste ano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais