Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Deputado adverte que crise da cadeia do leite levará à falência da agricultura familiar no RS

por João Lima
Foto: Divulgação

A cadeia do leite no Rio Grande do Sul vive uma crise estrutural que pode levar a um processo de exclusão de famílias desta que é a principal atividade da agricultura familiar no estado. O alerta foi feito na manhã desta quarta-feira (21) pelo deputado estadual Altemir Tortelli, que defendeu a adoção de ações mais fortes para enfrentar a pior crise que o setor atravessa nas últimas décadas, com a queda de preços e abandono da atividade por milhares de famílias. Ouça. 

Tortelli participou da reunião do Grupo de Trabalho da Cadeia do Leite da Assembleia Legislativa e relatou o universo de extrema dificuldade que encontrou no último final de semana em visita a propriedades da região Celeiro. O município de Tiradentes do Sul, de acordo com o Conselho de Desenvolvimento Agrícola, acumula prejuízo mensal próximo a R$ 1 milhão em função do preço pago ao produtor e pretende decretar estado de calamidade pública.

O deputado lembrou que o leite assegura a renda da maioria dos pequenos e médios municípios gaúchos e que a prolongada crise de preços dos lácteos impede que os agricultores quitem contas e dívidas de financiamentos. Na opinião de Tortelli, as ações dos governos estadual e federal estão muito aquém do que é necessário para debelar a crise. “Não podemos assistir ao desmonte de uma construção social e econômica de décadas sem protestar, temos que transformar o desespero e a desesperança em indignação e luta”, afirmou.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais