Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

45,3% do aumento da tarifa de luz é destinado a tributos, segundo conselheiro da RGE

por Caroline Rosa

Se aprovado reajuste, energia elétrica terá aumento de 19,5%

Foto: Agência Brasil

Cerca de 80 pessoas participaram de audiência pública para discutir os reajustes nas tarifas de luz nesta quinta-feira (26). O procedimento foi instaurado pela promotora Janaína De Carli para apurar o índice de 19,5% proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o Conselheiro da RGE, Carlos Minussi, apesar de o aumento ser significativo, a taxa é baixa em relação a outras regiões do Estado. O aumento na região da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) será de 30,62%. Já os clientes da RGE Sul vão arcar com uma porcentagem de 22,43%.

“No nosso caso, os componentes principais ficaram nos encargos financeiros, nos investimentos que a empresa efetuou no período e na parte da distribuição. Além disso tem a questão tributária, que chega a 45,3%”, explica o conselheiro.

Além disso, Minussi destaca que o reajuste de 19,5% se justifuca porque é feito a cada cinco anos e, por isso, o valor está acima da inflação./ Se aprovado o reajuste, o aumento passa a ser aplicado a partir do dia 19 de junho.

 

Ouça a entrevista completa pelo link (abaixo da foto).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais