Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Implantação do sistema online suspende emissão de Carteiras de Trabalho até junho

por Davi Trintinaglia

Retirada dos documentos já emitidos segue normalmente

Foto: Divulgação

Determinada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), a 3ª fase de implantação do sistema online de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) abrangerá 171 municípios gaúchos, entre eles a agência do Sine de Veranópolis.

A medida inviabilizará o encaminhamento de solicitações do documento a partir desta quarta-feira, 18 de maio, até 7 de junho, quando inicia o período de teste e adequação do sistema. O atendimento ao público será retomado no dia 13 de junho.

A retirada dos documentos já emitidos segue normalmente, conforme consta no protocolo de entrega. No período, será mantida a prestação dos demais serviços oferecidos pela Agências FGTAS/SINE como intermediação de mão de obra e encaminhamento de seguro-desemprego.

A paralisação é necessária para a migração do banco de dados. Hoje, o encaminhamento da Carteira de Trabalho é realizado através da inserção offline dos dados dos trabalhadores no sistema operado nas Agências FGTAS/SINE, que os enviam para confecção e conferência à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS).

A nova versão (Web 3.0) consiste em um Sistema Online de Carteira de Trabalho, que realiza a verificação com a base de dados da Receita Federal e dos Correios. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los. A confecção do documento continuará de responsabilidade da Superintendência, com prazo de entrega de até 15 dias úteis.

Ouça a entrevista com Maíra Faccio, da agência do Sine de Veranópolis.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais