Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Banco Central propõe novas modalidades para o PIX a partir do segundo semestre

por Almeri T Angonese

O BC propõe quatro saques gratuitos do PIX por mês e limite de R$ 500 por dia.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Banco Central iniciou na segunda-feira (10) uma consulta pública sobre a implantação de novas modalidades no PIX. Atualmente, o sistema permite pagamentos e transferências instantâneas em todo o país entre pessoas, empresas e governo 24 horas por dia, sete dias da semana.

Segundo o Banco Central, a nova proposta é disponibilizar duas novas modalidades dentro da ferramenta. O PIX saque, uma transação feita exclusivamente para saque e o PIX troco, que está associada a uma compra ou prestação de serviço. Todas as pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes do PIX poderão utilizar os serviços.

O BC propõe que, até quatro operações gratuitas podem ser feitas nessas novas modalidades por mês, a partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos detentoras da conta do sacador poderão cobrar uma tarifa pela transação. Os sacadores não poderão ser cobrados diretamente pelos agentes de saque.

Além disso, o Banco Central informou que definirá o limite de valor máximo que o usuário poderá sacar por dia, inicialmente estipulado em R$ 500,00. As novas regras estão sendo submetidas a contribuições da sociedade, por meio de consulta pública, e irão ser aperfeiçoadas após análise das sugestões feitas pelos usuários. A consulta pública pode ser respondida até 9 de junho e encontra-se disponível na página do BC.

A expectativa da instituição é de que o pix saque, que havia sido anunciado ainda em novembro de 2020, esteja operacional já no segundo semestre deste ano. Além disso, a instituição acredita que com a oferta das novas funções, haverá maior competição estre os serviços de saque e, consequentemente, melhores condições de oferta e de precificação dos serviços.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais