Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cresce em até 200% comércio de plantas durante a pandemia

por Almeri T Angonese
Floricultura Madre Tierra, localizada em Nova Prata- RS
Foto: Almeri T. Angonese/ Tua Rádio Veranense

Se a pandemia deixou mais raras as possibilidades de contato com a natureza, que tal ficar um pouquinho mais próximo dela, levando-a para dentro de casa? Foi o que muita gente fez nos últimos meses. Algumas já cultivavam plantas e passaram a se aprofundar nos cuidados, mas, outras mergulharam de cabeça nesse universo pela primeira vez. Plantas ornamentais e flores são presentes práticos e populares, mas durante a pandemia de Covid-19, muitas pessoas passaram a comprar esses itens para consumo próprio, seja para decorar a casa, home-office ou para colecionar. Além disso, muitas pessoas passaram a utilizar as plantas como uma reconexão com a natureza durante o isolamento e, até mesmo, como uma terapia alternativa para alívio da ansiedade e estresse. Consequentemente, as vendas em floriculturas e lojas do ramo aumentaram.

De acordo com Alex, Samuel e Ricardo Gusbertti, irmãos e donos da Floricultura Madre Tierra, no estabelecimento, as vendas cresceram cerca de 80% em 2020, quando comparado com 2019. A floricultura está localizada em Nova Prata, sendo uma das principais lojas no ramo de flores e paisagismo da região.  Além disso, a pandemia influenciou no valor das plantas, insumos e acessórios relacionados à jardinagem. Esse aumento tem o lado positivo e negativo, pois as floriculturas acabaram faturando mais à medida que os consumidores passaram a investir em seus jardins ou cultivar plantas em casa. A influência negativa foi justamente o aumento do valor dos produtos, consequência de um desabastecimento momentâneo no mercado nas primeiras semanas de pandemia.

O aumento nas vendas da Madre Tierra, não foi um caso isolado, representantes de diversas floriculturas da microrregião de Veranópolis, Vila Flores, Cotiporã, Fagundes Varela e Nova Prata também viram seus números serem modificados no decorrer da pandemia. Donos de algumas floriculturas relataram quedas entre 15% e 20% no ano de 2020 em comparação com 2019, já outros relataram aumentos que variam entre 40% e 200% no mesmo período. Essa porcentagem de crescimento é um excelente indicador, uma vez que, por essas floriculturas estarem localizadas em cidades pequenas, a procura acaba sendo menor, mesmo assim, em alguns casos, as vendas superaram as expectativas. As floriculturas da capital gaúcha e região metropolitana, que são cidades mais populosas, tiveram um crescimento nas vendas entre 80% e 100%.

Tele-plantinha

Esse ramo de negócio, não é considerado comércio essencial pelos protocolos vigentes no Rio Grande do Sul, portanto, esses estabelecimentos ficaram fechados durante um longo tempo. Para continuar atendendo aos clientes, as floriculturas optaram pelo sistema de tele-entrega, charmosamente conhecido como “tele-plantinha”. De acordo com os representantes das empresas, as vendas online e tele-entrega de plantas e artigos relacionados vieram para ficar no mercado, em função da comodidade. “A venda online foi o que muitos negócios encontraram para se manter durante a pandemia, e acreditamos que a comodidade e a praticidade que essa modalidade traz ao cliente nos faz acreditar que irá persistir por muito tempo”, afirma Samuel, da Madre Tierra.

Perspectiva de mercado para 2021

O aumento do interesse pelas plantas, a partir de novas estratégias de aproximação com o público, prometem bons números para o setor neste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a mudança no perfil de vendas, agora voltadas para a ornamentação das casas, e os novos formatos de compra, como o delivery, devem impulsionar o mercado para um crescimento de 5% em 2021. Essa é uma perspectiva de crescimento em nível nacional; em nível estadual a perspectiva é que o mercado cresça cerca de 15%, enquanto na microrregião, a estimativa de crescimento é de aproximadamente 50%.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais