Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Veranópolis realiza projeto para valorizar a cultura oleira

por Cida Cardoso Valna
Foto: Dirceu Tedesco | Tua Rádio Veranense

O ceramismo é composto por saberes milenares desenvolvidos pelas mais diversas culturas do mundo e que possui uso variado, que vai da produção de utensílios domésticos, de higiene, artefatos de culto e funerários até a estruturação de edifícios. O caso de Veranópolis não é diferente, o trabalho com o barro tem presença em elementos edificados, sobretudo na produção de tijolos e telhas, que englobam desde técnicas cerâmicas nativas desenvolvidas pelas culturas kaingangs, introduzidas pelas variadas culturas que imigraram à região, até o ceramismo inserido numa lógica industrial capitalista.

Alinhado à Lei Municipal Nº 7.742, de 19 de novembro de 2021, que dispõe da preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro no município de Veranópolis, o município colocará em prática o projeto “Do material ao imaterial: os saberes, as práticas e as paisagens da olaria”. O objetivo geral é desenvolver atividades reflexivas e de valorização do patrimônio cultural a partir da história e das memórias dos cidadãos veranenses detentores de saberes tradicionais da olaria e sua importância para o desenvolvimento local.

De acordo com o coordenador do Museu Municipal de Veranópolis (MUMVER), Bernardo Luchini Bisatto, a ideia para a realização deste projeto surgiu a partir de visitas feitas nas casas destes veranenses. “Era uma das linhas de pesquisa do museu, intitulada ‘Saberes tradicionais e culturas populares’, e justamente por ter-se evidenciado que existe um grande número de remanescentes de cultura material e imaterial que foram originados a partir do ofício, e dos antigos empreendimentos oleiros do município de Veranópolis”.

“A partir destas visitas foram identificados elementos materiais e imateriais que chegaram até a atualidade, dentre eles memórias dessas famílias, bens materiais, ou seja, maquinários, elementos arquitetônicos que podem agregar valor ao trabalho do museu de Veranópolis, através  de um projeto voltado à reflexão do patrimônio cultural firmado por gerações passadas e que se perpetuaram no tempo até o presente”, complementa.

A execução do projeto ocorre em quatro etapas. A primeira delas abrange a pesquisa, que investigou a cultura dos empreendimentos oleiros – sejam eles artesanais, manufatureiros ou industriais, a segunda compreende a exposição para mostrar essas heranças culturais que foram trazidas até a atualidade.

“A terceira etapa, pensamos em um ciclo de palestras que venha a compreender o patrimônio como algo integral e não segmentado, compreendendo suas multifacetas abrangendo questões materiais, imateriais e naturais. A quarta e última etapa, será de oficinas voltadas a variados segmentos de público, que trabalhem com a ressignificação da utilização do barro/argila no século XXI, também como uma forma de lazer e de entretenimento”, afirma.

As atividades que compõem o projeto terão inicio em 07 de março e seguem até o dia 30 de abril. Confira a programação:

Exposição: “Bendito barro um registro dos saberes e práticas tradicionais da olaria”

07/03 - Segunda feira - Abertura Oficial - 10h.
Periodo: 07 de março a 30 de abril de 2022.
Visitacão: seg. a sex. 9h às 11h e 14h às 16h/ sáb. e dom. 10h às 16h.

Ciclo de Palestras: “Do material ao imaterial por um patrimônio integral"

14/03 - Patrimônio cultural: história e conceitos. Ministrante: Anthony Beux Tessari - 18h30min às 21h30min.
16/03 - Registros do patrimônio imaterial: as expressões, os saberes e as tradições. Ministrante: Gizele Zanotto - 18h30min às 21h30min.
21/03 - Patrimônio material: legislações, inventários, tombamentos. Ministrante: Paula Lovatel Soso - 18h30min às 21h30min.
23/03 - Patrimônio misto: preservando cultura e meio ambiente. Ministrante: Pedro Bittencourt César - - 18h30min às 21h30min.
29/03 - Turismo e patrimônio: métodos de valorização e divulgação. Ministrante: Susana Gastal -  18h30min às 21h30min.

Oficinas “Moldando o barro, produzindo arte" - Ministrante: Ester Waldamarca

18/04 - Oficina para idosos -  13h30min às 16h30min - Casa da Cultura Frei Rovlio Costa/ Publico alvo: Mais de 60 anos.
20/04 - Oficina para crianças - 13h30min às 16h30min - Casa da Cultura Frei Rovilio Costa Publico alvo: 7 a 10 anos.
25/04 a 28/04 - Oficina para artistas e artesãos - 13h às 16h - Atelier Ester Waldemarca Inscrições: (54) 3441-4416.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais