Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Semana do Museu de Veranópolis homenageia Fiorindo Dalla Coletta

por Davi Trintinaglia
Foto: Dirceu Tedesco/Rádio Veranense

Tem início nesta quinta-feira, dia 21, a 10ª Semana do Museu em Veranópolis. A abertura oficial será realizada as 9h30min, na Casa da Cultura Frei Rovílio Costa. A Semana Nacional do Museu é uma temporada cultural que é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Museu da Casa da Cultura de Veranópolis homenageia a figura ilustre de Fiorindo Dalla Coletta, apelidado de "O Inventor", que nasceu na Província de Treviso, na Itália, em 1865. Como imigrante italiano das primeiras levas, chegou a Veranópolis com 19 anos de idade, acompanhado de seus pais, no ano de 1885.

Entre seus inventos merecem destaque a torneira para barris e a bomba hidráulica. Seu invento mais significativo foi o aprimoramento das ELASTIC FLUID TURBINES - Turbinas Fluidas Elásticas - tidas como as precursoras das atuais turbinas dos aviões a jato, como dos jatos comerciais que hoje dominam o mundo das viagens.

O tema nacional é “Museus para uma Sociedade Sustentável”. Já o tema municipal é “Tributo à História: 150 Anos do Nascimento de Fiorindo Dalla Coletta”. Após a abertura oficial, a programação teve palestra dos familiares de Fiorindo Dalla Coletta para professores de História e Artes, das escolas de Ensino Fundamental, séries finais, com distribuição do Livro Inventore Veneto in Brasile - Fiorindo Dalla Coletta, da escritora veranense, Therezina Girardi.

Até o dia 30 de junho, a Casa da Cultura recebe a exposição dos 150 anos de nascimento do inventor Fiorindo Dalla Coletta. Ainda haverá visita a casa do homenageado para os alunos do 8º ano das escolas do município dos dias 25 de maio a 12 de junho. Nos demais dias e horários a exposição fica aberta para a população e demais turmas as escolas. A culminância do projeto será a realização de um trabalho artístico realizado em sala de aula sobre inventos de Fiorindo ou a reprodução de sua casa. Cada escola deverá selecionar cinco trabalhos para a exposição na Casa da Cultura. Após, a família escolherá os três trabalhos mais significativos, que serão premiados.

Ouça as entrevistas com Elis Regina Peracchi Favero e Therezina Girardi.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais