Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Dicionário Português Talian e grupo do Filó Italiano de Vila Flores se apresentam no Palácio Piratini

por Davi Trintinaglia

Filó resgata os hábitos culturais e gastronômicos dos primeiros imigrantes

Foto: Divulgação

O lançamento da 2ª edição do livro Português Talian ocorre nesta quarta-feira, 14 de outubro, no Palácio Piratini, juntamente com a apresentação do Filó de Vila Flores, um dos grupos mais importantes na manutenção das tradições italianas do estado. O evento será no Galpão Crioulo às 19h30min, e prestigia a preservação da cultura italiana no Rio Grande do Sul.

O Dicionário Português Talian - como é denominado o antigo dialeto falado pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao RS está em sua segunda edição. Escrito pelo professor Darcy Loss Luzzato - e editado pela Corag - a obra tem grande valor para as novas gerações, principalmente porque, como destaca o diretor-presidente da empresa, Vinicius Ribeiro, "o dicionário recupera a cultura italiana trazida pelos primeiros imigrantes, porque não podemos esquecer que na época do Estado Novo, Getúlio Vargas proibiu os descendentes italianos - e também alemães - de falarem sua língua e dialetos no Brasil", observou.

Foram impressos mil exemplares do dicionário, dos quais 20% serão comercializados para os custos de impressão na Corag. Outro percentual irá para o autor e, o restante, para o município de Serafina Correa, considerada a capital nacional do Talian.

Filó de Vila Flores
Com o lançamento do Dicionário Português Talian, surgiu a ideia de trazer a Porto Alegre o mais importante grupo do Filó Italiano, o de Vila Flores, tradicional festa criada no estado pelos primeiros imigrantes para preservar seus hábitos culturais e gastronômicos. "A cada dia o grupo vem ganhando mais importância e tem se tornado também uma das maiores atrações turísticas da região", afirma a coordenadora do grupo de Vila Flores, Zélia Brandalise Fiori, descendente de uma das primeiras famílias a se estabelecer no município.

Zélia explica que, além da gastronomia e dos hábitos trazidos pelos primeiros imigrantes, como as cantorias, "os encontros se destacam pela confraternização. Devemos fazer como nossos antepassados, celebrar com os amigos após o trabalho, ao mesmo tempo que se preserva as tradições dos primeiros imigrantes que aqui chegaram", disse a coordenadora do Filó.

Vila Flores surgiu como uma pequena vila, localizada no interior do município de Veranópolis, na serra gaúcha. Mas foi somente em 1988 que obteve a emancipação, mesmo assim conserva não somente muitas das primeiras obras surgidas na localidade, como se tornou um dos mais importantes polos da tradição italiana. O Filó surgiu, conforme Zélia, como um momento de alegria e resgate da "cultura trazida da Itália pelos imigrantes e, até hoje, preservamos estes momentos que, a cada dia, atraem mais visitantes ao nosso município".

*Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do RS

Ouça a entrevista com o prefeito Vilmor Carbonera, o presidente da festa, Levino Paludo, e a rainha Fabiane Grandi.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais