Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Profissionais da cultura de Veranópolis podem solicitar auxílio emergencial

por Cida Cardoso Valna
Foto: Ana Júlia Griguol | Tua Rádio Veranense

Profissionais da Cultura - trabalhadores envolvidos em atividades artísticas, culturais, tendo realizado serviço de criação, concepção técnica, produção e suporte - poderão solicitar auxílio emergencial junto à Prefeitura de Veranópolis através da Secretaria de Turismo e Cultura. O objetivo é alcançar estas pessoas que tiveram suas rendas afetadas pelas medidas restritivas de combate à Covid-19.

Em entrevista à Tua Rádio Veranense a Secretária de Turismo e Cultura, Diana Aléssio Tomiello e o Coordenador de Cultura, Alexandre Marciroli, esclareceram algumas dúvidas referentes a solicitação do mesmo.

“O auxilio vem como apoio através do Governo do Estado e o Município que possui Conselho de Cultura ativo, Plano e Fundo também da área, para que assim haja um valor de contrapartida. No total, temos um pouco mais que R$ 90 mil, que será distribuído em parcela única de R$ 800 por CPF, ou seja, por pessoa”, conta Diana.

Para se inscrever, um dos requisitos importantes é não ter vínculo empregatício formal, o que tem gerado certa “dificuldade” por parte da Secretaria em encontrar estes profissionais.

“O valor é destinado à pessoa que trabalha com a cultura, maior de 18 anos, residente de Veranópolis há pelo menos um ano e não pode ter carteira assinada. As áreas que se encaixam são as artes cênicas (circo, dança e teatro); audiovisual e cinema; artesanato; culturas populares e folclore (capoeira, carnaval, tradicionalismo, etc.); livro, leitura e Literatura; música; cultura viva (mestres de saberes e fazeres, e pontos de cultura); trabalhadores que desenvolvem função referente a Memória, Patrimônio e Museus; produtores e gestores culturais; instrutores de arte e cultura e técnicos e fornecedores da cultura (carregadores, montadores de palco, iluminadores, figurinistas, aderecistas, cenógrafos, técnicos de som e luz, etc. Caso essas pessoas possuam MEI ou CNPJ também não há problema, elas também podem solicitar”, diz Alexandre Marciroli.

As inscrições/solicitações acontecem até o dia 20 deste mês e deverão ser realizadas pela ficha de solicitação disponível no Edital nº 28, para acessá-lo clique aqui, e entregues na Casa da Cultura, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

“Já há pessoas inscritas, e em caso de dúvidas você pode ligar para a Casa da Cultura através do 3441-4416 e falar com a Márcia ou Alexandre”, encerra Diana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais