Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Tema da BellaFesta convida para compartilhar vivências

por Davi Trintinaglia

Evento será marcará os 140 anos da Imigração Italiana e 28 de Emancipação de Fagundes Varela

Foto: Divulgação

Fagundes Varela possui uma farta e rica cultura que ainda se faz presente no dia a dia das pessoas. Para valorizar essas características e apresentá-las aos visitantes é que a BellaFesta 2015 terá como tema principal “Compartilhando Vivências”.

O slogan possibilita uma viagem ao tempo, que unida às comemorações dos 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, homenageia os 28 anos de emancipação de Fagundes Varela que serão festejados em dezembro.

Segundo a presidente do evento, Claudia Moreschi Tomé, os visitantes poderão viver intensamente o município, suas belezas, a farta gastronomia, a cultura, os fazeres, dentre outros. “Tudo isso vai estar interligado a nossa programação, com momentos de muita alegria, religiosidade, shows, exposição, feira, gastronomia, esportes e música”, enfatizou.

Dentre as características herdadas da cultura italiana e que ainda se fazem presentes na vivências dos fagundenses, está o dialeto italiano, a hospitalidade, os jogos de carta e de mora que ainda são praticados aos finais de semana nos salões das comunidades e o amor e dedicação pelo trabalho.

Na gastronomia se destaca a produção de pães em fornos de tijolos, a sopa de capeletti e as festas de capelas, que além de terem programação religiosa, contam com farto almoço e diversões populares. Ainda na religião, a organização das capelas é uma herança dos primeiros habitantes do município, que tinham na fé, a força para erguerem suas casas, após terem abandonado a Itália. A BellaFesta 2015 compartilhará vivências de 3 a 6 de dezembro em Fagundes Varela. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais