Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Concurso de histórias italianas está com inscrições abertas

por Clayton Camargo

Famílias de imigrantes e seus descendentes no Brasil poderão ter registro em livro. Prazo vai até 31 de dezembro

Foto: Divulgação

Os 148 anos de história da imigração italiana no Brasil vão ganhar novos capítulos. A 8ª edição do Concurso Rovílio Costa – Histórias das Famílias Italianas no Brasil está com inscrições abertas. Podem concorrer textos inéditos, em língua portuguesa, italiana ou algum dialeto italiano que versem sobre histórias das famílias italianas no Brasil. O prazo vai até 31 de dezembro de 2023. Mais informações estão disponíveis no link: https://concursoroviliocosta.blogspot.com. As inscrições ocorrem através do link https://forms.gle/KHrhxT11R2tbhopB9

O concurso é promovido pelas Edições EST e foi idealizado e é coordenado pela advogada e tradutora pública Claudia Antonini, CEO da cidadaniaitaliana.org. “O concurso foi lançado em 2009 como uma homenagem ao Frei Rovílio Costa, editor que publicou mais de dois mil volumes, em sua maioria, sobre a imigração italiana no Brasil”, conta Claudia. É uma continuação do legado desse frei capuchinho, escritor e historiador que registrou histórias de gerações de imigrantes e seus descendentes que poderiam ser perdidas se ficassem apenas na oralidade. “Nossa inspiração nasce das palavras do próprio Rovílio: ‘Deixei de escrever meu grande livro, para ajudar a muitos escreverem seu pequeno grande livro’”, recorda a idealizadora.

Desde então, a cada edição, novas histórias se somam e já formaram sete publicações com o resgate feito por escritores de todo o Brasil em mais de 200 registros. Para participar, os textos devem ser inéditos e o limite de tamanho para cada história é de 18 mil caracteres com espaços ou 15 mil caracteres sem espaços. Os concorrentes podem realizar quantas inscrições desejarem individualmente ou em grupo. A comissão julgadora é composta por três representantes de associações e entidades italianas no Brasil, que irão escolher os trabalhos vencedores.

A premiação é a publicação da história em um livro publicado pela EST Edições, que será lançado em sessão coletiva de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre de 2024. Além disso, cada escritor com história selecionada terá direito a cinco exemplares da obra “Construtores de História 8: Famílias Italianas no Brasil”.

Os resultados serão divulgados no dia 6 de janeiro, individualmente por email para todos os participantes, pelo site concursoroviliocosta.blogspot.com, pelo Facebook esteditora e roviliocosta e pelo Instagram @concursoroviliocosta e @esteditora.

Sobre Edições EST: Fundada em 1974 pelo Frei Capuchinho Rovílio Costa, que a dirigiu por 35 anos priorizando estudos referentes à história, a política e às etnias que constituem a realidade do estado do Rio Grande do Sul. Filósofo, Pedagogo, mestre em Educação e livre-docente em Antropologia Cultural, foi professor da faculdade de Educação da UFRGS, professor e diretor da Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes e integrava o Instituto Histórico de São Leopoldo, a Academia Rio-Grandense de Letras e a Academia Brasileira de Jornalismo.

 Sobre Cidadaniaitaliana.org: Fundada em 1996 pela advogada e tradutora pública Claudia de Ávila Antonini, a empresa assessora descendentes de italianos no resgate de suas raízes e no reconhecimento de sua cidadania italiana. Com sede em Porto Alegre (RS) e filiais em Roma e São Paulo (SP), suas atividades reúnem diversos serviços executados por seus pesquisadores, tradutores públicos e advogados atuantes nos tribunais brasileiros e italianos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais