Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Computador mais potente do mundo começa a ser construído em 2017

por Eduardo Borile Junior

Investimento vai girar em torno de R$ 600 milhões

Atualmente, o chinês Sunway TaihuLight é o computador mais rápido do mundo pertence à China. Ele foi inaugurado em junho deste ano.
Foto: Divulgação

O Japão tem planos para construir o supercomputador mais poderoso do mundo. A ideia é reafirmar a posição do país como um líder nos avanços tecnológicos, em uma época em que China e Coreia do Sul tem tomado o protagonismo do setor de tecnologia na Ásia.

O projeto envolve o investimento de 19,5 bilhões de ienes, o que equivale a cerca de R$ 590 milhões. O valor vai cobrir uma máquina capaz de operar em 130 petaflops, o que, em linguagem simples, significa que ela é capaz de realizar 130 quatrilhões de cálculos em apenas um segundo.

O Japão espera usar o supercomputador para gerar avanços em inteligência artificial, mais especificamente a técnica de aprendizado profundo, que tenta criar sistemas que imitam o modo como o cérebro humano aprende novos conceitos, analisando dados e percebendo padrões que podem ser aplicados em tarefas sem depender de muita interação humana. A construção começa em 2017 e ainda há informações sobre quais serão os componentes usados no supercomputador japonês.

Via Olhar Digital by Reuters

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais