Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Saiba como aumentar a vida útil da bateria do seu notebook

por Almeri T Angonese

Especialistas dão dicas de como aumentar a vida útil das baterias dos seus aparelhos.

Foto: Divulgação

Em tempos de pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, na modalidade home office e muitas delas ainda estão trabalhando dessa forma, consequentemente, estão usando seus computadores, notebooks ou outros aparelhos eletrônicos por muito mais tempo. Especialistas afirmam que a forma de carregar esses aparelhos influencia na vida útil da bateria dos mesmos. Embora todas as baterias se deteriorem com o tempo, muitos usuários questionam se o uso que damos a elas pode influenciar, mesmo que ligeiramente, sua capacidade de reter energia. Ou seja: devemos mantê-las 100% carregadas o tempo todo ou devemos deixar a bateria acabar antes de carregar novamente?

Especialistas as área de tecnologia dão dicas sobre qual é a melhor maneira de usar as baterias, que são em sua maioria feitas de lítio (seja de íon de lítio ou polímero de lítio). Em entrevista à BBC News, Ashley Rolfe, diretor de tecnologia da Lenovo na Irlanda e no Reino Unido, afirma que a tecnologia das baterias fica melhor a cada geração e que há 10 anos, a eficiência das baterias de notbooks, por exemplo, se deteriorava após algumas centenas de ciclos de carga. Ele acrescenta que agora, as baterias têm uma vida útil de três a cinco anos, nos quais podem completar entre 500 e 1.000 ciclos de carga. Além disso, de acordo com ele, deixar um laptop conectado à tomada com a bateria em 100% o tempo todo reduzirá ligeiramente sua vida útil.

Phil Jakes, diretor de tecnologia estratégica da Lenovo, afirma que, foi descoberto que as baterias se degradam mais rapidamente se forem mantidas totalmente carregadas, especialmente em temperaturas mais altas. Kent Griffith, pesquisador de tecnologia de energia da Northwestern University, acrescenta que isso ocorre, porque o 100% da carga é o estado mais “pesado” em que a bateria pode estar, porque é quando a voltagem é mais alta. Rolf acrescenta que, por outro lado, manter a bateria em 100% é absolutamente seguro e perfeitamente normal, porque hoje em dias os notebooks e outros eletrônicos com bateria utilizam sensores de controle para garantir que a bateria não sobrecarregue ou superaqueça.

No entanto, outras fabricantes não recomendam deixar os eletrônicos conectados à tomada o tempo todo. De acordo com os especialistas, isso não é recomendado, porque embora atualmente a maioria das baterias tenha a tecnologia para evitar a sobrecarga quando atingem 100%, essa tecnologia não impede que o alto estado da carga crie um estresse adicional na bateria que pode acelerar sua degradação com o tempo. Segundo Griffith, "se você mantiver a bateria sem estar 100% carregada, ela definitivamente pode durar mais".

Sendo assim, a recomendação desses especialistas é limitar o tempo que os aparelhos permanecem totalmente carregados ou, em vez de carregá-los até 100%, carregá-los apenas até 80% cada vez que você conectá-los à tomada. "Tecnicamente, as baterias ficam mais 'felizes' com 50% da carga, então os técnicos dizem que é melhor mantê-las entre 20 e 80%", diz Rolfe. Embora limitar a carga a 80% "forneça o benefício máximo, ainda há um benefício significativo em reduzir o ponto de carga máximo para 90 ou 95%", diz Jakes. Os especialistas recomendam que, caso um notebook precise ficar conectado à tomada por longos períodos consecutivos, o ideal é que seja utilizado o modo de limite de carga da bateria para evitar desgastes desnecessários.

Em geral, "se você quiser que a bateria dure mais, você pode fazer com que cada ciclo forneça um pouco menos de energia, ou seja, cerca de 80% em vez de 100%, então a bateria pode completar mais ciclos de carga", diz Griffith. Os especialistas dizem que, embora essas recomendações ajudem a aumentar a vida útil, não é uma diferença tão grande a ponto de você precisar ficar preocupado caso se esqueça de desconectar o aparelho da tomada quando ele atingir 100%.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais