Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Nova tecnologia pode prever o risco de ataque cardíaco escaneando o olho de um paciente

por Marco Aurélio Santana

A tecnologia usa uma pontuação para prever risco cardiovascular e acerta em aproximadamente 70% das vezes, segundo o Google

Foto: Divulgação

Parece coisa da ficção científica, mas uma nova inteligência artificial pode prever o risco de ataque cardíaco escaneando o olho de um paciente.

Desenvolvida pela Verify, uma das muitas subsidiárias da Alphabet (Google), a tecnologia escaneia e analisa o olho de um indivíduo, precisamente detectando a idade, pressão arterial e se ele fuma, e então usa esses dados para avaliar o risco do paciente sofrer de problemas do coração, como um ataque cardíaco.

A precisão do algoritmo é praticamente a mesma que a de métodos atuais, mas exclui a necessidade do exame de sangue. Oferecendo aos médicos uma maneira de avaliar o risco do paciente e diagnosticá-lo de maneira mais rápida e fácil.

Para treinar a máquina, cientistas da Verify e do Google inseriram dados de mais de 300 mil pacientes nela – informações que incluíam imagens de olhos e dados médicos genéricos. O algoritmo de rede neural então buscou por padrões nas informações, aprendendo a associar sinais nas imagens com métricas que previam risco cardiovascular, como idade e pressão arterial.

E por mais estranho que possa parecer avaliar o coração de alguém pelos olhos, a prática de buscar diagnósticos nessa área é muito comum: a parede do olho ao fundo é repleta de vasos sanguíneos que refletem diversos fatores da saúde de um corpo. A aparência destes vasos infere em valores como a pressão sanguínea, idade e se um indivíduo fuma – todos importantes fatores para prever a saúde cardiovascular de alguém.

A tecnologia usa uma pontuação para prever risco cardiovascular e acerta em aproximadamente 70% das vezes, segundo o Google.

por Paje

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais