Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Dia dedicado para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

por Davi Trintinaglia

Em Veranópolis, atividades são realizadas durante o mês de maio

Foto: Rádio Veranense

Nesta segunda-feira, 18 de maio, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data foi criada em referência ao ano de 1973, quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Em Veranópolis, atividades são realizadas durante o mês e a Campanha tem a frase “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. No sábado, 16, as turmas de Ensino Fundamental municipal, estadual e particular participaram de uma gincana no Colégio São Luiz Gonzaga. Um dos pais participantes, Rafael Gomes, acredita que a data serve para mostrar a importância do bem-estar da criança e todas as pessoas têm o dever de denunciar quando presenciam algum tipo de crime.

No Brasil, o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Ouça a entrevista com Rafael Gomes e o psicólogo Cléber Fagundes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais