Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Negligência é a violência mais comum registrada contra idosos em Veranópolis

por Davi Trintinaglia

Na Terra da Longevidade é atendido um número considerável de idosos que sofrem algum tipo de violência

Nesta segunda-feira, 15 de junho, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde com o objetivo de informar a população sobre a importância do combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

Segundo a assistente social e coordenadora do CREAS de Veranópolis, Fernanda Ozekoski, é atendido no município um número considerável de idosos que sofrem algum tipo de violência. A principal delas é a negligência praticada por parte de familiares. Entre os exemplos estão falta de cuidados com alimentação, higiene, carinho e atenção, além da violência verbal, psicológica, financeira, entre outros.

No Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Censo de 2010. As projeções nacionais apontam que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.

Ouça a assistente social e coordenadora do CREAS de Veranópolis, Fernanda Ozekoski.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais