Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Jovens nascidos em 2001 devem realizar o alistamento no serviço militar

por Camila Agostini

Prazo para alistamento segue até o último dia útil de junho

Foto: Reprodução/Arquivo/Agência Brasil

O prazo para o alistamento no serviço militar já começou e os jovens brasileiros que nasceram em 2001 devem fazer o registro na página www.alistamento.eb.mil.br. A medida vale para as pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros. O alistamento termina no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar.

Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e, em seguida, recebem treinamento nos quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Essa opção só é feita na etapa de seleção. Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

Há situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família, por exemplo, deve procurar a Junta Militar do município. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.

Há ainda a possibilidade de se alistar para fazer um serviço alternativo. Isso é possível quando o candidato tem convicções religiosas ou políticas que o impedem de servir às Forças Armadas. Nessas situações, o líder religioso, político ou filosófico deve redigir uma declaração para justificar o pedido. Junto da declaração, o jovem precisa entregar o requerimento de prestação de serviço alternativo também disponível no site citado acima.

Informações: http://www.brasil.gov.br

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais