Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Campanha de multivacinação em Veranópolis contará com apoio do Rotary Club

por Cida Cardoso Valna
Foto: Divulgação

O prazo para realizar a multivacinação foi prorrogado até o final do mês de novembro. O fato se dá aos índices baixos de vacinação, que aumentam os riscos para doenças como coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite meningocócica e pneumocócica, gastroenterite por rotavírus, hepatites A e B, entre outras. Ao todo, o calendário de vacinação prevê 14 tipos de vacinas até os sete anos de idade e outras oito até os 15 anos, fora as que ocorrem em campanhas específicas, como a da gripe e da Covid-19.

Em Veranópolis ocorrerá uma ação especial em parceria com o Rotary Club do município. Em entrevista à Tua Rádio Veranense a Enfermeira da Vigilância epidemiológica,  Maria Belini, e o Presidente do Rotary Club, Diego Peliciolli esclareceram como ocorrerá a atividade.

“A campanha estava prevista para encerrar no último dia 29, porém decidimos estender aqui em Veranópolis. Realizamos a revisão das carteiras vacinais do público alvo, além de visitas às escolas. Nesta quarta-feira (03), funcionaremos com o horário estendido, para que os pais possam trazer os filhos até o posto entre os horários das 08h às 17h nas ESFs, e no Posto Central das 06h às 19h, onde haverá a parceria do Rotary”, conta Maria.

O Rotary Club, de maneira internacional, tem como um dos seus principais pilares o combate à poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, que é uma doença provocada por vírus e que, se a infecção atingir o sistema nervoso central, leva à paralisia dos membros inferiores.

“Os clubes de todo o mundo desenvolvem alguma atividade de conscientização em relação à doença. Conversei com a Secretaria de Saúde para me informar sobre o funcionamento aqui na cidade. A forma que achamos de participar foi ajudando na divulgação e em especial nesta quarta-feira (03), faremos uma ação no Posto de Saúde Central, com distribuição de pipoca das 16h às 19h. Embora seja simples, faz muita diferença”, conclui Peliciolli.

Números no Rio Grande do Sul

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, desde o dia 1º de outubro, cerca de 150 mil crianças e jovens foram vacinados com doses do calendário básico. Isso representa 55% do público que procurou um posto de vacinação, já que muitos não tinham dose em atraso para receber e tiveram apenas a revisão da caderneta. Entre as faixas etárias, a maior procura nos postos foi do público dos 10 aos 14 anos: cerca de 84 mil crianças e jovens. Desses, 43 mil tinham alguma vacina por fazer. Enquanto as crianças até o 1 ano de idade, que têm 18 doses previstas no calendário até completarem 12 meses, representaram 53 mil entre o público que foi até um posto, com 44 mil delas sendo vacinadas.

A orientação da SES é que todas as crianças e os adolescentes menores de 15 anos compareçam a uma Unidade Básica de Saúde com a sua caderneta de vacinação, para que um profissional da saúde avalie se é necessária ou não a aplicação de alguma dose.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais