Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Fagundes Varela tem a maior produção avícola nos municípios da microrregião de Veranópolis

por Alessandra Bernardi

A produção representa 49,75% da arrecadação do setor primário

Frangos em aviário
Foto: Reprodução | Internet

 

O dia 28 de agosto celebra e homenageia a prática da avicultura, que tem um crescimento exponencial no país. O Brasil é o terceiro maior produtor de carne de frango do mundo, de acordo com o Ministério da Agricultura e o maior exportador da proteína segundo a Embrapa. No ano de 2021 o Brasil exportou mais de  4,6 milhões de toneladas de frangos. Já as vendas de ovos para o mercado internacional, totalizaram 11,3 mil toneladas em 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Em 2022, nos sete primeiros meses do ano, as exportações brasileiras de carne de frango, considerando todos os produtos, entre in natura e processados, totalizaram 2,828 milhões de toneladas, informa a ABPA. 

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de carne de frango do país, com 1,7 milhão de toneladas em 2021, representando 13% do total produzido no país. O estado também é o quinto maior produtor de ovos, com 3,8 bilhões de unidades, de acordo com a Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs).

Produtores na região

A central de conteúdos da Tua Rádio Veranense fez um levantamento na microrregião de Veranópolis.

Cotiporã: São 14 famílias que trabalham com a avicultura, totalizando 16 aviários no município. Essa produção representa 16,01% da arrecadação do setor primário.

Fagundes Varela: São 59 famílias que trabalham com a avicultura e o município tem um total de 105 aviários, que,  juntos, têm a capacidade de alocar 2,7 milhões de  frangos. Essa produção representa 49,75% da arrecadação do setor primário.

Veranópolis: São 48 produtores  e no ano de 2021 a produção foi superior a 3,5 milhões de frangos. Esse trabalho representa 33,04% da produção do setor primário.

Vila Flores: São 37 produtores que trabalham com aviários. Essa produção representa 30% da arrecadação do setor primário do município e no ano de 2021 teve um retorno de 1.076.129 reais.

A arrecadação de 49,75% de Fagundes Varela proveniente da avicultura, se destaca por se tratar de um município de  2.579 mil habitantes de acordo com o último censo (2010), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Já o Município de Veranópolis, por exemplo, possui uma população com 22.810 mil habitantes, segundo o IBGE e possui 33,04% de sua produção do setor primário na avicultura.

 

Texto: Alessandra Bernardi | Tua Rádio Veranense
Supervisão: Ana Júlia Griguol | Tua Rádio Veranense

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais