Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Região da Serra é campeã na utilização de agrotóxicos

Baixar Áudio por Grasiela dos Reis

A informação é do consultor rural, Vitor Baldasso

Foto: Divulgação

A liberação de novos agrotóxicos para uso na lavoura tem preocupado os ambientalistas. Foram mais de 200 novos produtos liberados para venda no Brasil, segundo Vitor Baldasso que é consultor rural da Vittabal.

Ele participou de entrevista na Rádio Garibaldi, oportunidade em que falou de sua preocupação com o uso indevido de agrotóxicos que podem trazer consequências graves e até irreversíveis para as lavouras, para o ambiente e para os seres humanos. Ele falou, por exemplo, de que alguns defensivos eliminam por completo as abelhas, o que já tem se verificado a dizimação de colmeias em várias regiões.

Baldasso também fala dos dados históricos do antes e do agora no uso de agrotóxicos no Brasil. Ele diz que até o ano de 2002 eram consumidas 145 mil toneladas de princípios ativos de veneno na lavoura.

Dez anos depois, cresceu o seu uso em 150%, ou seja 445 mil toneladas e em 2017, subiu ainda mais 540 mil toneladas. A região da Serra é campeã no uso de venenos na produção. Coincidência ou não, a região está ocupando dados alarmantes na Saúde com maior índice de câncer do país. Depressão e a Parkinson são outras duas doenças prevalentes.

Baldasso também diz que alguns produtos liberados no Brasil não são aceitos no exterior e aqui também há muita falta de fiscalização.

Acompanhe a entrevista e escute a notícia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais