Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Estado deve colher maior safra de noz-pecã da história, de acordo com a Emater/RS- ASCAR

por Almeri T Angonese

A safra 2021 deverá alcançar a marca recorde que 4.500 toneladas, número superior à marca histórica alcançada em 2019 quando foram colhidas 4 mil toneladas da fruta.

Foto: Divulgação

A terceira edição da Abertura Oficial da Colheita da Nóz-Pecã 2020/2021, ocorreu através de evento online, na quinta-feira (29). A cerimômia foi transmitida pela página oficial da Emater/RS-Ascar no YouTube e reuniu, aproximadamente, 200 participantes de todo o Estado, entre eles autoridades, representantes da cadeia produtiva, extensionistas e produtores de nozes. A safra 2021 deverá alcançar a marca recorde que 4.500 toneladas, número superior à marca histórica alcançada em 2019 quando foram colhidas 4 mil toneladas da fruta.

A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, estava no evento representando o governador Eduardo Leite. Ela comemorou a safra recorde de noz-pecã no Estado.

O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, lembrou que este é um ano especial para a agricultura gaúcha, onde várias culturas deverão ter safra recorde como a soja e a noz-pecã. “Este será um ano importante para a agricultura no Rio Grande do Sul. Com uma excelente produção a agricultura irá irrigar a nossa economia, dando condições de desenvolvimento ao tripé de sustentabilidade que são os setores econômico, social e ambiental”, destacou Sandri.

Cachoeira do Sul é o maior produtor de noz-pecã no Brasil, com mais de 1.000 hectares plantados, e onde está localizado o maior pomar privado da América latina, com 700 hectares. O prefeito do município, José Otávio Germano, afirmou que o município emprega diretamente 150 pessoas em trabalhos ligados a produção da noz e durante a colheita, os postos de trabalho gerados chegam a aproximadamente 500.

 

Fonte: Emater/RS-Ascar

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais