Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Jovens preferem investir no meio rural em Fagundes Varela

por Davi Trintinaglia

Na família Cortellini, em São Judas Tadeu, três gerações trabalham juntas

Após décadas em que a maioria das cidades do Estado observou um crescente número de famílias que deixavam o meio rural para instalarem-se nas zonas urbanas dos municípios, na contramão disso, Fagundes Varela vem registrando nos últimos anos, a permanência dos agricultores no setor primário e, principalmente, dos jovens que optam pelo trabalho no campo, gerando a sucessão familiar nas propriedades rurais.

É o caso da família Molossi, na comunidade de São Paulo da Cruz. Os filhos do casal Jandir e Silvana, o Bruno e o Róbson, gerenciam a propriedade. Os pais já trabalhavam com aviário de pequeno porte e com gado leiteiro, mas visando o futuro, os filhos optaram em investir, com a colocação de um novo aviário modelo Dark House (casa escura), totalmente moderno.

Hoje, Bruno e Róbson, além de auxiliarem nos trabalhos da casa, trabalham para empresas, mas Bruno pretende um dia dedicar-se apenas aos trabalhos de casa. Inclusive, pensa em colocar mais aviários para fazer a propriedade crescer. “Investimos aqui cerca de R$ 750 mil, mas sabemos que é para o futuro. Os filhos pretendem continuar aqui e isso construímos juntos”, ressalta Jandir.

Na família Cortellini, na comunidade de São Judas Tadeu não é diferente. Três gerações continuam trabalhando juntas. O avô José Cortelini, 87 anos, caminha a passos lentos e acompanha o trabalho feito pelo filho Renato, nora Marilene e os netos, Felipe de 18 anos e Renata, 11 anos.

A família trabalha muito, cuida de aviário, parreiral, vacas de leite, milho e, agora, ampliou a criação de porcos, num novo chiqueiro, com capacidade para cerca de 1.000 animais. “É um investimento para os filhos, mas para nós também”, ressalta Marilene. O jovem Felipe optou por seguir auxiliando a família e, foi mais longe, está estudando agronomia na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Várias vezes por semana, ele faz cerca de cinco quilômetros até o centro da cidade para pegar o transporte até Caxias do Sul, onde busca a graduação, que segundo ele, servirá para profissionalizar ainda mais o trabalho em casa. “Hoje, para trabalhar na agricultura tem que saber um pouco de tudo”, destaca. Em ambas as propriedades, os investimentos receberam auxilio do município por meio do Programa Impulsão Agropecuária, com reembolso de recursos e auxílios com máquinas.

O secretário de Agropecuária, Dario Russi, comemora os avanços no setor. “Por onde passei nos últimos meses, todos ressaltam que o incentivo da prefeitura foi o alicerce para o crescimento das nossas propriedades. É um pontapé fantástico para quem quer investir”, afirma.

Além do Programa Impulsão Agropecuária, Russi destaca outras conquistas obtidas, como a Patrulha Agrícola Comunitária, que dividiu em grupos a utilização de maquinário, bem como a sua gerencia; o crescente número de aviários, chiqueiros e salas de ordenha; os avanços no combate a brucelose e a tuberculose e a conquista de Prêmios importantes como o Gestor Público e Município Amigo do Leite.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais