Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Estiagem e coronavírus afetam agricultores caxienses

por Isadora Helena Martins

Muitos açudes para irrigação secaram em alguns pontos falta água para consumo próprio dos agricultores. Pandemia também afeta comercialização da produção

Foto: Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores Familiares de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, afirmou à reportagem da Tua Rádio São Francisco nesta sexta-feira (27) que os produtores da região estão sendo afetados pela pandemia do novo coronavírus, mas, mais ainda, pela estiagem que acomete todo o estado há meses.

“Claro que o agricultor não pode parar porque ele precisa continuar produzindo alimentos, porque o alimento é essencial para enfrentar essa pandemia do novo coronavírus. Claro que com todos os cuidados, os filhos estão tendo que ajudar a comercializar, por exemplo. A gente vê isso acontecendo até no próprio Ceasa, pra essas pessoas do grupo de risco poderem ficar em casa”, disse Menegotto. Ele ainda destacou: “Se fala tanto na pandemia, mas, se esqueceu que estamos enfrentando uma estiagem muito difícil no nosso estado e agora também afetando o nosso município, porque há 20 dias Caxias do Sul não estava sendo afetada. Mas, agora tem agricultores tendo que ir buscar água a quilômetros de distância até para consumo próprio porque está faltando, e os açudes usados na irrigação, muitos secaram”.

Nesse sentido Menegotto afirmou que, devido à falta de água muitos agricultores nem conseguiram fazer o plantio. “O prejuízo ainda não dá pra contabilizar porque o agricultor nem conseguiu fazer o plantio e possivelmente ali na frente nós vamos ter uma diminuição na oferta [de alimentos]”. A alface, a cenoura e a beterraba estão entre os cultivos mais afetados.

Ouça a entrevista completa com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores Familiares de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto AQUI.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais