Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Emater divulga informativo com boa expectativa para as lavouras de inverno

por Ana Lúcia Jacomini

Trigo, aveia, cevada e canola apresentam produtividade satisfatória

Trigo entra na fase de floração na maioria das lavouras
Foto: Divulgação/Emater

É boa a expectativa de produtividade para as culturas de inverno. A informação é da Emater, que divulgou seu levantamento semanal – com análise das lavouras – explicando que o retorno das chuvas está beneficiando as lavouras de trigo, já que grande parte delas começa a atingir, com percentuais mais elevados, o estágio reprodutivo (floração). Até o final da semana, 12% das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul atingiam esta fase e apresentavam boa população de plantas e bom aspecto, também com boa sanidade vegetal. O clima em geral tem sido favorável ao bom desenvolvimento das lavouras, mesmo que tenham ocorrido algumas geadas em áreas mais baixas, pois foram de fraca intensidade e não causaram prejuízos.

O informativo a Emater ainda destaca que no trigo, é baixa a incidência de doenças fúngicas na maioria das lavouras, justamente por conta da baixa umidade, o que tem levado a uma diminuição na aplicação de agroquímicos. A orientação para os produtores é para que sigam realizando o controle fitossanitário, especialmente da ferrugem da folha e do colmo, assim como o controle da giberela nas lavouras em floração.

DEMAIS CULTURAS

A cultura da cevada segue nas fases de elongação e emborrachamento, com 13% das lavouras já atingindo o pleno florescimento, sem problemas com pragas e doenças, uma vez que surtiram efeito os tratamentos realizados recentemente. Com a aplicação do nitrogênio em cobertura, as plantas aceleraram seu crescimento. Técnicos que atuam na área trabalham, até o momento, com um potencial produtivo estimado em 3.300 kg/ha, com boa qualidade industrial.

Já as lavouras de aveia se encontram nas fases de floração (43%) e enchimento do grão (20%). Até o momento, segundo a Emater, as condições meteorológicas têm sido favoráveis. Apenas em casos pontuais foi verificado acamamento de plantas devido às chuvas, todavia acredita-se que o fato não deverá causar maiores danos na colheita, que prevê uma produtividade média de 2.400 kg/ha.

E canola está em floração plena (59%), fase esta beneficiada pela presença de abelhas que auxiliam no trabalho de polinização das flores, resultando num alto índice de fecundação e em probabilidade de bom rendimento por área. Até o momento, o padrão fitossanitário das lavouras é considerado bom e o clima tem transcorrido favorável para a canola, predominando dias secos e temperaturas noturnas baixas. O potencial produtivo da cultura, de acordo com a Emater, no momento é de 1.500 kg/ha.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais