Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Safra da Uva 2018 é marcada por qualidade, segundo Ibravin

por Isadora Helena Martins

Flores da Cunha e Bento Gonçalves foram destaque na produção e processamento da uva

Foto: Dandy Marchetti/Ibravin

A safra da uva 2018 é considerada uma das melhores em termos de qualidade pelos vitivinicultores.  A colheita deste ano contabilizou o ingresso de 663,2 milhões de quilos da fruta nas vinícolas gaúchas. O volume é considerado 12% maior do que a média histórica. Nesta safra, 113 variedades de uva foram colhidas em 129 municípios do Rio Grande do Sul, com processamento realizado em 64 cidades do Estado. Assim como nos últimos seis anos, 50% da produção foi destinada à elaboração de suco.

O Estado responde por 90% das uvas para processamento no Brasil, e cidades da Serra Gaúcha são destaques no setor vitivinícola. Flores da Cunha foi cidade que mais produziu uvas para processamento. Já Bento Gonçalves teve o maior volume de vinificação. Neste ano, a safra de uva começou na segunda quinzena de dezembro, no Vale dos Vinhedos, e encerrou no início de abril, nos Campos de Cima da Serra.

Os dados da safra 2018 serão apresentados na 18ª Jornada da Viticultura Gaúcha, nesta quarta-feira, 27, a partir das 8h30, no Salão da Comunidade de Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves. A programação inclui a história da Comissão Interestadual da Uva, explanação sobre as conquistas e as atuais reivindicações setoriais, assistência técnica para otimização dos custos de produção e as perspectivas climáticas para a próxima safra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais