Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Fepagro Serra foi a pioneira no Brasil nos estudos do trigo

por Davi Trintinaglia

Pesquisas começaram logo que a unidade foi criada em 1919

A Fepagro Serra, de Veranópolis, foi um dos locais que contribuiu para os estudos do trigo. Conforme o pesquisador Rafael Anzanello, o primeiro registro de pesquisa do cereal no país foi feito na unidade em 1919. O engenheiro agrônomo Carlos Gayer, nascido na Tchecoslováquia, foi o fundador do Centro de Pesquisa da Fepagro e iniciou os estudos.

Ele também fez coletas, seleção e multiplicação de material de trigo encontrados na região para serem utilizados em cruzamentos e outros trabalhos de melhoramentos genéticos. O primeiro cruzamento de trigo da América Latina foi feito em Veranópolis, na época Alfredo Chaves.

Já a pesquisadora Amanda Heemann Junges acrescentou que em 1924 o sueco Ivar Beckmann deu prosseguimento aos estudos na antiga Estação de Seleção de Sementes de Alfredo Chaves, tendo realizado em 1925 a primeira hibridação de trigo no Brasil. As variedades oriundas desse cruzamento formaram o embasamento para quase todas as variedades brasileiras atuais, sendo Frontana, a mais conhecida, usada em programas de melhoramento do Brasil e do mundo.

Ouça a entrevista do repórter Dirceu Tedesco.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais