Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Grupo ProLeite discute gestão de custos na atividade leiteira em Fagundes Varela

por Davi Trintinaglia

Cerca de 15 famílias participam dos encontros

Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar

O Grupo ProLeite esteve reunido na última sexta-feira, 19 de fevereiro, em Fagundes Varela, para discutir a gestão de custos na propriedade leiteira. Esse foi o segundo encontro realizado com o grupo, formado a partir de uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e Cooperativa Santa Clara e que envolve cerca de 15 famílias produtoras de leite no município. Pela manhã, o encontro ocorreu na Câmara de Vereadores.

Conforme o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, o tema discutido no evento foi priorizado na reunião realizada no ano passado, quando foi construído um diagnóstico da situação atual dessas famílias.

O técnico em agropecuária da Cooperativa Santa Clara, Jones Treviso, explica que o grupo ProLeite foi formado com associados da cooperativa que fizeram investimentos na bovinocultura de leite nos últimos anos, visando atender às necessidades técnicas dessas famílias de maneira mais eficiente e de acordo com os objetivos de cada uma.

O secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Dário Russi, lembrou que o município desenvolve o Programa Impulsão Agropecuária, que dá incentivo ao produtor rural para investir na propriedade, e pelo qual Fagundes Varela recebeu o prêmio “Município Amigo do Leite”, durante o 13º Congresso Internacional do Leite, em 2015. Dário também ressaltou a importância deste trabalho da Emater/RS-Ascar e a parceria com a Santa Clara para o desenvolvimento da atividade leiteira no município.

A gestão de custos e os índices zootécnicos importantes para a eficiência da propriedade foram abordados pelo veterinário Francisco Van Riel. Ele falou sobre a importância da coleta de dados para a tomada de decisões e gerenciamento da atividade leiteira. O veterinário também destacou que, para preparar a sucessão familiar, a atividade deve ter viabilidade e longevidade, e para isso é necessário conhecer os seus resultados e gerenciá-la de forma que traga retorno econômico para a família. Conforme Ebert, a preparação para a sucessão familiar foi um dos principais objetivos levantados pelo grupo na primeira reunião realizada em outubro de 2015 e essa abordagem vem ao encontro da realidade das famílias participantes.

Após o almoço, o grupo visitou a propriedade da família Zandoná. No local, Treviso apresentou os resultados econômicos obtidos com a atividade no ano anterior e alguns índices zootécnicos da propriedade. A partir dos resultados, o grupo pôde avaliar e discutir que ações poderiam ser tomadas para melhorar os resultados na propriedade visitada, além de trocar informações para identificar, analisar e discutir os gargalos da produção nas suas propriedades. “Houve expressiva participação dos integrantes do grupo, e para este ano estão previstas outras reuniões entre os produtores, visando dar continuidade ao projeto” conclui Ebert.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais