Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Safra do Vinhedo dos Frades, em Vila Flores, aumentará a produção dos vinhos Frei Fabiano

por Ivan Sgarabotto

A marca Frei Fabiano está presente em 12 diferentes rótulos de vinhos brancos, tintos e roses, o espumante e dois tipos de frisantes

Foto: Ademir Mezzalira

A expectativa de “safra cheia”, como é chamada pelo frei e enólogo, Djair Galvan, responsável pelo Vinhedo dos Frades, em Vila Flores (RS), representa uma colheita superior a 450 mil quilos de uva, sendo que deste total, 350 mil quilos serão processados pela Cantina Frei Fabiano e, o restante, comercializado in natura. “Todo o vinho vinífero é produzido a partir de nossos vinhedos, porque acreditamos que possuem uma característica própria devido ao clima, solo, posição geográfica...”  Embora ainda dependa do clima favorável, o frei está otimista com a qualidade e a quantidade da uva, se comparada a safra passada.

A marca Frei Fabiano está presente em 12 diferentes rótulos de vinhos brancos, tintos e roses, o espumante e dois tipos de frisantes. A Cantina Frei Fabiano, com mais de 60 anos, produz ainda o licoroso Vino Santo (popular vinho de missa) e o suco de uva tinto integral da marca Divino Sabor. A novidade da vinícola é o trabalho na elaboração de espumante pelo método tradicional. A ideia é até o fim deste ano apresentar as primeiras unidades. “Buscamos resgatar a tradição francesa de nossos primeiros frades, que elaboravam as suas próprias espumantes”, conta frei Djair. Trata-se do Vinho Espumante Rose Brut e Vinho Espumante Branco Brut, elaboradas a partir de uvas Chardonnay e Pinot Noir.

Para o frei, pelo menos três produtos são destaque: “o suco de uva por ser elaborado com uvas selecionadas, totalmente integral e sem o uso de aditivo enológico e conservantes; o vinho Cabernet Franc, lançado em comemoração aos 60 anos da Cantina, mas que veio para ficar. É um vinho perfeitamente equilibrado, bem estruturado; e o vinho Licoroso (Vino Santo) por ser um vinho destacado em sua categoria, possui uma elaboração delicada e longa, é feito somente de uva Isabel, num longo processo de elaboração e maturação. Posso dizer que a elaboração deste vinho conserva uma tradição de 60 anos herdada do Frei Fabiano”.

Constantes melhorias são realizadas na modernização dos parreirais e na cantina, seja em estrutura ou tecnologias, procurando agregar valor e qualidade aos produtos e ampliar a sua comercialização. “A intenção é tornar os produtos (vinhos, espumantes, frisantes e sucos), mais conhecidos, com o diferencial de que são produzidos com arte, fé e tradição”, destaca frei Djair. A capacitação é outra forma de garantir melhorias ao produto, uma vez que Frei Djair é formado em tecnólogo em viticultura e enologia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves (IFRS-BG). O estudo proporcionou um estágio na região de Udine, no norte da Itália. “Na prática, com os conhecimentos adquiridos nesta região italiana, que produz muito vinho branco, contribuiu para elaborar os nossos vinhos com maior qualidade e sabor”.

Atualmente, a marca Frei Fabiano é comercializada no Rio Grande do Sul, norte do Paraná e São Paulo, além de distribuição em menor escala nos demais Estados. Para satisfazer as mais diversas necessidades, os vinhos são comercializados em garrafão de 4,6 lt e garrafas de 750 ml. Para garantir a qualidade, são utilizados apenas envase em vidro. Há opção de presentes com embalagens especialmente confeccionadas em tecido marrom com coloração idêntica ao hábito dos Freis Capuchinhos. Na parte frontal está estampado a logomarca da Associação. Uma forma criativa de levar adiante esta história, repleta de toda espiritualidade franciscana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais