Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Dia de campo vai mostrar possibilidades de melhoria da produção leiteira

por Eduardo Cover Godinho

Evento, promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, acontecerá em Fagundes Varela

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

A propriedade da família Binda, em Fagundes Varela, irá sediar um Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite, no dia 8 de setembro, a partir das 13h30. O objetivo do evento é demonstrar para os demais bovinocultores o trabalho que vem sendo realizado na propriedade e os resultados que a família vem obtendo com o auxílio da extensão rural e social, para assim abrir novas possibilidades de melhoria da produção leiteira e torná-la mais atrativa como fonte de renda para as famílias.

O dia de campo terá estações com profissionais da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura, que irão falar sobre como aumentar a rentabilidade da atividade com o uso de pastagens, sanidade animal e seleção de vacas leiteiras adaptadas à região.  A propriedade de José Binda, onde será realizada a atividade, é a primeira Unidade de Referência do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), no município.

Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, há pouco mais de um ano o manejo do gado leiteiro nessa propriedade vem sendo modificado para uso mais intensivo de pastagens, com introdução de forrageiras de alta qualidade, manejo rotacionado e pastoreio em mais horários por dia, tudo isso aliado ao balanceamento da dieta das vacas leiteiras, com uso estratégico da silagem de milho e emprego inteligente do concentrado.

De acordo com ele, com as técnicas empregadas na propriedade foi possível aumentar a renda agrícola obtida pela família, através do aumento da produtividade aliado à diminuição dos custos de produção. “Além disso, a utilização das terras também teve mudanças, áreas antes utilizadas na confecção de silagem puderam ser convertidas para produção de grãos, devido ao melhor aproveitamento das áreas de pasto, o que também teve impactos na renda obtida pela família com a produção agropecuária” ressalta Ebert.

O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, com apoio da Atlântica Sementes, Migplus Agroindustrial, Sicredi, Cooperativa Piá, Construagro Bela Vista, Weizur e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3445-1035, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais