Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Ação incentiva produção de frutas para autoconsumo em Fagundes Varela

por Davi Trintinaglia

Em Fagundes Varela, a produção de alimentos para autoconsumo vem sendo incentivada nos últimos anos através de uma série de ações socioassistenciais realizadas pela Emater/RS-Ascar. Um exemplo disto é a Campanha de Mudas Frutíferas, promovida no município há pelo menos três anos pela Emater/RS-Ascar e que anteriormente vinha sendo realizada pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente.

Na sexta-feira, 19 de junho, 30 famílias retiraram suas mudas no escritório municipal da Emater/RS-Ascar, totalizando cerca de 400 mudas a serem plantadas na cidade. Segundo a assistente administrativa Nádia Bés, além da divulgação da campanha, o escritório faz a intermediação entre os interessados e o viveiro. “Nós recebemos os pedidos das famílias, somamos, repassamos para o viveiro e marcamos a data da entrega. Com quantidades maiores, conseguimos que as mudas sejam entregues aqui no município” ressalta.

De acordo com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, a produção de alimentos para o autoconsumo é uma estratégia para a segurança alimentar e nutricional das famílias. “Ao produzir frutas em casa, além de ter fácil acesso a esses alimentos a baixo custo, ainda é possível garantir a procedência e a qualidade dos frutos, inclusive produzindo sem agrotóxicos”, salienta o agrônomo.

Ele destaca que, como parte do projeto, também são prestadas orientações sobre o plantio das mudas e o manejo das plantas durante o ano, e relata outros benefícios das espécies frutíferas, como o ganho ambiental com a arborização e o fornecimento de sombra.
O extensionista social da Emater/RS-Ascar, Airton de Almeida, explica que esta é apenas uma das ações realizadas pelo escritório visando à segurança alimentar e nutricional das famílias fagundenses. De acordo com ele, são realizadas ainda a Campanha de Alevinos, para criação de peixes e, mais recentemente, a Campanha de Mudas de Batata Doce, ambas para o autoconsumo, além de um trabalho com hortas caseiras e o projeto Educando com Horta Escolar e Gastronomia.

As plantas mais distribuídas nas Campanhas de Mudas Frutíferas são as frutas cítricas (bergamoteiras, laranjeiras, limoeiros e limeiros), sendo que também são entregues espécies como videiras, ameixeiras, pessegueiros, macieiras, pereiras, caquizeiros, dentre outras, inclusive de espécies nativas e ornamentais. A ação é realizada duas vezes ao ano no município, atendendo em média 60 famílias, com a entrega de 800 a mil mudas por ano, nas duas campanhas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais