Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Palestras técnicas sobre agrotóxicos e utilização de máquinas agrícolas serão realizadas na BellaFesta

por Davi Trintinaglia

Atividades vão ocorrer no dia 4 de dezembro no Auditório da Escola Municipal Caminhos do Aprender

Fagundes Varela.
Foto: Divulgação

Durante a BellaFesta, a Emater de Fagundes Varela promove palestras técnicas no dia 4 de dezembro, a partir das 13h30min, no Auditório da Escola Municipal Caminhos do Aprender. Uma delas tem o tema “Agrotóxicos: Proteção para quem?”, com o engenheiro agrônomo Leandro Ebert.

Os agrotóxicos surgiram durante a primeira guerra mundial e foram amplamente utilizados como armas químicas. Com o término da segunda guerra mundial, a indústria passou a empregar esses produtos na agricultura, na chamada “Revolução Verde”.

Hoje o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e, enquanto a maioria dos agricultores depende da utilização desses insumos para a sobrevivência no mercado, ainda há pouco conhecimento sobre as intoxicações por agrotóxicos e sobre os efeitos da exposição do trabalhador rural a esses produtos. Na palestra serão discutidas essas questões e propostas soluções para o agricultor proteger a sua saúde e continuar produzindo alimentos para a população.

A outra palestra será sobre “Diagnóstico e Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas”, com o doutor em Mecanização Agrícola e engenheiro agrícola Marcelino Knob. Dentre as atividades agrícolas, as operações mecanizadas são as maiores causas de acidentes no meio rural.

A popularização do uso do trator e demais máquinas sem a capacitação adequada para sua operação expos o trabalhador a riscos que poderiam ser evitados mediante a adoção de medidas simples, que vão desde o conhecimento do funcionamento da máquina e das condições onde ela vai operar até o treinamento técnico a ele fornecido. Na palestra serão apresentados os principais tipos de acidentes, as causas mais comuns e, principalmente, as medidas de prevenção contra esse tipo de acidentes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais