Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Oficinas sobre controle da mastite e qualidade do leite envolvem produtores em Fagundes Varela

por Davi Trintinaglia

Atividade ocorreu em três pontos do município

Foto: Divulgação/Emater

Na última semana, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Cooperativa Piá, promoveu uma série de oficinas sobre controle da mastite e a melhoria da qualidade do leite, no interior de Fagundes Varela. As atividades envolveram produtores cooperados da Piá e integrantes da Chamada Pública do Leite, projeto executado pela Emater/RS-Ascar no município. 

As oficinas, conduzidas pelo zootecnista da Cooperativa Piá, Cristiano Nascimento, foram realizadas nas comunidades de São Jorge, Santo Antônio Costela e na Sede do município, nos dias 8, 10 e 11 de setembro, respectivamente, totalizando mais de 30 participantes de diversas comunidades.

Cristiano Nascimento ressaltou que práticas simples, como a higienização da vaca, das instalações e dos equipamentos, podem auxiliar em muito na prevenção da mastite, o que permite o alcance de uma produção de maior qualidade. O zootecnista explicou que a melhoria da qualidade do leite confere também aumento no valor recebido e, consequentemente, resulta em maior renda para a família.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, a realização desse tipo de evento, de maneira prática e nas próprias instalações dos produtores, permite que os produtores visualizem melhor os métodos recomendados de manejo e de rotina de ordenha para que eles apliquem as técnicas em suas propriedades.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais