Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Emater/RS-Ascar e Câmara de Vereadores de Vista Alegre do Prata se unem pela conservação do solo

por Eduardo Cover Godinho
Foto: Divulgação

No domingo, dia 15 de abril, comemorou-se o Dia Nacional da Conservação do Solo. Em Vista Alegre do Prata, neste ano o assunto foi tratado pela Emater/RS-Ascar em reunião com a Câmara Municipal de Vereadores.

Antes do início da sessão ordinária, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gabriel Colombo Pontalti, apresentou aos presentes o primeiro relatório das condições do solo do município.

"É um resumo de mais de 100 análises de solo interpretadas no ano de 2017 e representa uma parte do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social prestado no município", diz Pontalti. Segundo ele, 46% das análises indicam a necessidade de correção de solo, e 96% das amostras apresentam teores de matéria orgânica na faixa médio ou baixo.

Esses resultados serão utilizados para o aprimoramento da politica municipal de incentivo aos produtores rurais.

"Atualmente, a Prefeitura dispõe de programa de calcário, entretanto, frente aos resultados observados, esse recurso será melhor aplicado se for utilizado em ações de preservação e recuperação da matéria orgânica dos nossos solos", avalia Pontalti.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Antonio Cortellini, essas ações do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar são muito importantes para orientar a atuação dos vereadores. O vereador Dorvalino Boschi reforçou que a análise de solo é uma ferramenta indispensável para o uso racional de insumos.

"Poder utilizar esses dados do município para justificar programas de apoio só facilita nosso trabalho como vereadores", ressaltou.

Pontalti diz que ainda há muito a fazer, mas que a Emater/RS-Ascar irá continuar compilando os dados das análises e, possivelmente, georreferenciar a informação.

"Esperamos poder reverter esse quadro de baixa matéria orgânica em alguns anos. E com o apoio do poder público podemos fazer mais", comenta o engenheiro agrônomo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais