Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Palestra abordou o manejo da adubação na cultura da videira em Fagundes Varela

por Davi Trintinaglia

Tema foi abordado por um pesquisador da Embrapa

Foto: Divulgação/Emater

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, realizou uma palestra sobre o manejo da adubação na cultura da videira na tarde de quinta-feira, 9 de junho, na Câmara de Vereadores de Fagundes Farela. O tema foi abordado pelo pesquisador da Embrapa, George Wellington de Melo, e contou com a participação de 20 famílias que atuam na atividade no município.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, explica que no ano passado a Instituição realizou um diagnóstico da realidade das famílias viticultoras do município, sendo que uma das dificuldades apontadas por elas foi justamente o manejo da adubação. A partir do resultado do diagnóstico, foi buscada parceria para a realização deste evento.

Na abertura, o prefeito Jean Fernando Sotilli parabenizou os agricultores pela participação e também a Emater/RS-Ascar pelo trabalho que vem desenvolvendo no município. Ele lembrou aos agricultores que dedicar um tempo para buscar conhecimento não pode ser visto como um tempo a menos de serviço na propriedade, mas como uma forma de trabalhar e melhorar a atividade realizada em casa.

Em seguida, o pesquisador da Embrapa abordou o manejo racional da adubação, dando ênfase aos principais problemas enfrentados pelos agricultores em suas propriedades. De acordo com ele, há uma preocupação muito grande com o excesso de fertilizantes que está sendo utilizado e que vem prejudicando a fruticultura. Melo também destacou que é fundamental que seja feito um manejo do solo com cobertura vegetal, visando protegê-lo das perdas por erosão e promover a ciclagem dos nutrientes para favorecer a cultura da videira.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais