Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Produtores têm até sexta-feira (11) para realizar a declaração anual do rebanho

por Cida Cardoso Valna

Caso os produtores não compareçam no prazo, haverá a aplicação de multa

Foto: Reprodução

Termina na sexta-feira (11), o prazo para realizar a Declaração Anual de Rebanho, que é obrigatória. O prazo para encerramento encerraria, inicialmente, em 31 de outubro, porém houve a prorrogação, pois apenas 60% das declarações previstas para o território gaúcho haviam sido realizadas. O Rio Grande do Sul atualmente possui 380 mil propriedades rurais. Outro fator que colaborou para a extensão do período foi uma instabilidade no sistema de dados, ocorrida no mês de junho.

A partir desse ano, a atualização de rebanho está mais completa, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal, o que torna a declaração mais extensa.

Caso os produtores de bovinos, suínos, aves, ovinos, peixes, abelhas, cavalos entre outros animais, não compareçam no prazo, haverá a aplicação de multa.

Como fazer
Este ano, os formulários estão disponíveis no link www.agricultura.rs.gov.br/declaracao e podem ser entregues de duas formas:

- Na primeira, o produtor comparece à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência e informa verbalmente os dados a serem lançados. Com a opção de geração de senha do Produtor Online, ele assina digitalmente a declaração.

- Na segunda opção, o produtor baixa os formulários no site da Seapdr, preenche e os entrega na IDA ou EDA do seu município.

A expectativa é que, no próximo ano, os produtores possam fazer a declaração online, diretamente pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).

*Com informações da Secretaria Estadual  de Agricultura
Texto: Cida Cardoso Valna | Tua Rádio Veranense

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais