Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Projeto busca promover a saúde no meio rural de Cotiporã

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Na última quarta-feira,03, foram retomadas as atividades do Programa Promovendo Saúde no Interior, desenvolvido pela Prefeitura de Cotiporã e Emater/RS-Ascar, que visa ampliar o acesso às ações de promoção da saúde e prevenção de doenças para pessoas que residem meio rural.

O primeiro encontro aconteceu na Comunidade de São Casemiro e reuniu também participantes das localidades de São Judas e Monte Bérico. Neste ano, os assuntos abordados têm o propósito de resgatar e valorizar a cultura tradicional e popular das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. “A ideia é que junto com a comunidade possamos buscar alternativas terapêuticas com menos efeitos secundários, menos agressivas e custosas, aproveitando as propriedades preventivas e curativas das ervas e, assim, ter uma melhor qualidade de vida”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar, Jéssica Zalamena.

Ela explica que, ao todo, as equipes de trabalho, compostas por profissionais da área da saúde e da extensão rural e social, visitarão nove grupos de comunidades do interior do município, sendo disponibilizado o transporte para os participantes em cada encontro, que é semanal. Os convites estão sendo entregues às famílias pelos agentes de saúde.

No primeiro encontro, Jéssica orientou sobre a identificação das plantas medicinais e como devem ser preparados os chás. Além disso, a equipe ensinou como fazer azeite, vinagre e manteiga temperada, que pôde ser degustada pelos participantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais