Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Caxias do Sul produz 1,8 milhão de litros de suco de uva por ano

por Isadora Helena Martins

As variedades mais encontradas são couderc, bordô e isabel

Foto: Mateus Argenta

O município é o 7º no ranking de maiores produtores de suco de uva do Rio Grande do Sul. De acordo com o cadastro vinícola, 12 empresas produzem 1,8 milhão de litros da bebida em Caxias do Sul e as variedades mais encontradas são couderc, bordô e isabel. O município também produz variedades de sucos como tinto, branco e rosé, já que o produto é bastante versátil e se adequa a diferentes momentos de consumo. Grande parte das empresas do município fornece suco 100% natural ou integral, beneficiando a saúde da população.

André Gasperin, 38 anos, é enólogo, vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e proprietário da Vitivinícola Don Affonso, fundada há 39 anos. A empresa produz 300 mil litros de suco por ano das variedades tinto integral e branco integral. Segundo ele, a qualidade da safra deste ano contribuiu para a produção muito satisfatória de sucos também.

Colheita de uva

O município é o 4º maior produtor do Estado com 3,8 mil hectares de área plantada. A safra em 2019 deve chegar a 50 mil toneladas. As variedades isabel, cabernet sauvignon e moscato embrapa são as próximas a serem colhidas. A colheita deve seguir até meados de março.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais