Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite discutirá a qualidade, sustentabilidade e rentabilidade da produção

por Marco Aurélio Santana

Evento ocorre na quarta, dia 9 de outubro, em Nova Prata

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, dia 9 de outubro, ocorre o Dia de Campo de Bovinocultura de Leite – Qualidade, sustentabilidade e rentabilidade, em Nova Prata. O encontro, de interesse dos produtores de leite, irá envolver cerca de mil agricultores familiares de 42 municípios das regiões de Caxias do Sul, Lajeado e Passo Fundo. As programações iniciam a partir das 8h30, nas comunidades de Santa Líbera e Campestre, em Nova Prata. 

O Dia de Campo é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Nova Prata e Cooperativa Santa Clara, com apoio da Embrapa, Sindilat/RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperlate.

 

A programação contará com quatro estações. A primeira, sobre qualidade do leite - Instruções Normativas 76 e 77, que irá fornecer informações referentes às normas e adequações necessárias para cada propriedade, enfatizando o papel da ordenhadeira no processo. A de armazenagem de alimentos tratará da silagem de planta inteira e de grãos úmidos e do silo secador e suas vantagens para a propriedade. Na estação de manejo alimentar e planejamento forrageiro será abordado o uso da pastagem como principal volumoso da base alimentar, o uso de piquetes, horários de pastejo e suplementação, entre outros aspectos. E a estação de irrigação de pastagens irá tratar desta importante ferramenta para a estabilidade e aumento da produção de pastagens, o custo por hectare e o seu manejo.

Haverá ainda outras atividades importantes para a sustentabilidade das propriedades rurais, nas áreas de segurança e soberania alimentar (horta doméstica), avicultura colonial (alimentação e cercamento), mosca-das-frutas (controle biológico), plantas medicinais, meliponídeos e jardinagem, artesanato e agroindústrias, além de exposição de máquinas, equipamentos e insumos. 

Mais informações com a EMATER do seu município. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais