Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Manejo de pastagem é assunto de reunião em Fagundes Varela

por Marco Aurélio Santana

Município conta com grupo de trabalho especializado em bovinocultura de leite.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Foto: Divulgação

Fagundes Varela conta com Grupo de Trabalho em Bovinocultura de Leite (GT Leite), criado em 2017 pela Emater/RS-Ascar. O grupo é formado por famílias assistidas pela instituição no município, buscando um enfoque mais específico na produção leiteira. Conforme o coordenador do projeto e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, o GT Leite propõe a intervenção direta nas propriedades assistidas, visando alcançar resultados efetivos, tudo isso aliado à apropriação dos conhecimentos pelas famílias participantes.

O GT Leite de Fagundes Varela foi formado dentro do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar, concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS- Ascar, e inclui 13 das 20 famílias participantes do programa no município até o momento, sendo as que executam a atividade de produção leiteira em suas propriedades.

Na sexta-feira (02/02), o GT Leite de Fagundes Varela esteve reunido novamente. Dessa vez, para discutir o manejo da pastagem. O engenheiro agrônomo explica que todos os participantes vêm fazendo um trabalho de intensificação do uso das pastagens, com a adoção de técnicas de cultivo de forrageiras visando o melhor aproveitamento das áreas, aliado ao manejo nutricional dos rebanhos. "Entretanto, com a alta produção de forragem em suas propriedades, vinham tendo dificuldades no manejo das pastagens, por isso, a escolha do tema do encontro", ressalta.

Na oportunidade, o grupo também realizou uma avaliação do trabalho desenvolvido em 2017 a partir do projeto, planejando as ações para o ano de 2018. Dentre os principais pontos levantados pelos participantes, destacam-se os resultados alcançados nesse primeiro ano de trabalho, como aumento de produtividade, redução de custos e melhoria da sanidade e bem-estar dos animais.

Para 2018, os bovinocultores solicitaram a continuidade do projeto, dando sequência às mudanças em suas propriedades, e propondo a realização de mais encontros como este e de visitas às propriedades dos participantes do grupo para intercâmbio de conhecimentos e de técnicas aplicadas por cada família com auxílio da Extensão Rural e Social.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais