Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Prazo para realização do Cadastro Ambiental Rural é prorrogado por um ano

por Davi Trintinaglia

Sindicato dos Trabalhadores Rurais recebe os proprietários de imóvel conforme agendamento

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, confirmou na segunda-feira, 4 de maio, que o prazo para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado até maio de 2016.

No Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis, Vila Flores e Fagundes Varela, o cadastro começou a ser feito há algumas semanas e já foram cerca de 70 realizados, segundo o presidente Eugênio Zanetti. Ao todo, entre os três municípios, são mais de 3 mil propriedades que necessitam realizar o CAR. Os agricultores ou proprietários de imóvel rural são atendidos no Sindicato conforme agendamento.

O cadastro é feito via internet através de um site do Governo Federal. Para isso, existe um mapeamento via satélite de cada propriedade. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Consiste no levantamento de informações do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR busca incentivar a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

Ouça o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Eugênio Zanetti.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais