Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Bovinocultores de Fagundes Varela participantes da Chamada Pública do Leite avançam na atividade

por Eduardo Cover Godinho

22 famílias iniciaram atividades em parceria com a Emater/RS-Ascar em 2014

Reunião aconteceu no dia 23 de fevereiro no salão da comunidade de São Jorge
Foto: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

A última semama foi de reflexão para um grupo de bovinocultores de leite de Fagundes Varela que recebem Assistência Técnica da Emater/RS-Ascar no projeto de promoção da agricultura familiar sustentável na cadeia produtiva do leite, conhecido como Chamada Pública do Leite. Reunidos no salão da comunidade de São Jorge, eles avaliaram as ações realizadas no projeto.

O trabalho teve início em 2014, com 22 famílias que produzem leite no município, e durante esses três anos proporcionou capacitações e reflexão entre os participantes, além do acompanhamento individual nas propriedades prestado pela equipe da Emater/RS-Ascar.

Inicialmente, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, apresentou e debateu com os participantes sobre as dietas das vacas em lactação nas propriedades, de acordo com a realidade de cada família.

Na sequência, o grupo se deslocou até a propriedade da família do produtor José Taglian, onde pôde conferir as mudanças ocorridas a partir da assistência recebida na atividade leiteira, e avaliar os resultados econômicos que a família vem obtendo com o sistema de produção de leite baseado em pastagens. De acordo com o jovem Edivaldo Taglian, de 30 anos, apesar das dificuldades iniciais de não ter muita produção de leite para investir e ter pouca prática ou estrutura para a atividade, a família conseguiu obter bons resultados, como o aumento na produção leiteira, com menores custos e maior organização, além da melhoria no rebanho leiteiro da família.

Após o almoço, Ebert fez uma retrospectiva das ações realizadas com o grupo desde 2014, destacando os resultados obtidos no aumento da produção de leite das famílias que participaram do projeto. Em seguida, o grupo avaliou o acompanhamento recebido da Emater/RS-Ascar, sendo que todas as avaliações, da atuação da equipe, das atividades coletivas, dos impactos da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) nas suas propriedades e da participação de cada família no projeto, foram consideradas boas ou ótimas. Todos apontaram também que gostariam que a Chamada Pública do Leite tivesse continuidade.

No final do evento, foi realizada uma roda de conversa entre os participantes, onde eles relataram as atividades desenvolvidas por suas famílias durante a Chamada, as dificuldades enfrentadas e os principais avanços obtidos. Felipe Costella, 22 anos, sucessor na propriedade da família, contou que houve melhoria na produção de leite, tanto em quantidade como em qualidade, a partir da implantação de novas tecnologias, como o uso de inseminação artificial para melhoramento genético do rebanho e a implantação de pastagens perenes em sistema de rotação de piquetes, já tendo, inclusive, um projeto elaborado para implantação de um sistema de irrigação nas pastagens.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais