Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Cartório Eleitoral aguarda por eleitores guaporenses

por Eduardo Cover Godinho

Faltando pouco menos de quatro meses, apenas 55% do eleitorado compareceu para a biometria

Foto: Arquivo Rádio Aurora

O Cartório Eleitoral da Comarca, 22ª Zona Eleitoral, prossegue efetuando o recadastramento biométrico dos eleitores guaporenses. Até o dia 18 de outubro, os mais de 19,1 mil votantes castrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) deverão estar em dia com as suas obrigações. A atualização biométrica, realizada até o momento por 10.650 eleitores da “Capital da Hospitalidade” - 55,76%, é obrigatória e devem ser apresentados os documentos originais do título de eleitor, comprovante de residência e documento de identificação oficial.

Ao realizar o procedimento, o eleitor atualiza seus dados cadastrais e, em seguida, tem a assinatura, foto e impressões digitais coletadas eletronicamente. Ao fim, ele recebe o título eleitoral atualizado. No Cartório Eleitoral da Comarca de Guaporé são quatro equipamentos e funcionários capacitados que efetuam o recadastramento dos eleitores. A média, segundo o chefe do Cartório Gustavo Lacerda, tem sido de 20 a 30 votantes por dia. O número chegou a 79 no pós feriado de Corpus Christi, um recorde na quantidade de biometrados. Porém, é pouco visto a capacidade de trabalho dos servidores.

“Temos capacidade para atender até 180 eleitores por dia, porém, a procura está muito baixa e o prazo obrigatório encerra em outubro. Os eleitores têm a opção, para maior comodidade, de agendar o dia e a hora que podem efetuar o recadastramento biométrico. O TRE/RS disponibiliza essa ferramenta e nós estamos religiosamente atendendo a todos dentro do horário marcado. Então, pedimos para que agendem conforme suas disponibilidades e não deixem para os últimos dias”, destacou.

 

Segurança

Conforme Lacerda, o sistema biométrico amplia a segurança no momento do voto, que só é liberado após a identificação eletrônica da digital do eleitor.

“É extremamente seguro e ágil. Facilita o trabalho dos voluntários e faz com que o processo de votação seja mais rápido. Com certeza haverá a diminuição no tempo de espera na fila para votar”, disse.

O cadastramento pode ser feito de segunda a sexta feira, das 9h às 17h, nas instalações do Cartório Eleitoral, na rua Gino Morassutti, n. 1055 – Centro.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários